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Capital Nacional do Reggae
Nesta segunda- feira (11), foi sancionada a Lei n.º 14.668 que concede ao Município de São Luís, capital do Estado do Maranhão, o título de Capital Nacional do Reggae.
O reggae é um gênero musical de origem jamaicana, caracterizado por canções lentas e dançantes que fazem críticas sociais. Resultado de um processo de trocas culturais e das influências dos povos que habitavam e habitam o território. Fazem parte do processo evolutivo desse estilo de música os ritmos mento, ska, rocksteady, roots e dancehall.
No Brasil, começou a ganhar força no país por volta dos anos 1970, sendo um ritmo musical mais predominante no norte, especialmente no estado do Maranhão, no município, São Luís. Por meio de marinheiros que chegavam ao porto e deixavam discos trazidos da Jamaica para pagar por serviços.
Até hoje, a música reggae continua a evoluir e seguir as tendências da música moderna, mas ainda assim, as tradições da nação foram preservadas, espelhando as visões de mundo e vivências coletivas que foram passadas de geração em geração ao longo dos anos, sem comprometer sua identidade.
Foi inaugurado o Museu do Reggae, em 2018, e é o primeiro museu temático de reggae localizado fora da Jamaica, no qual estuda, preserva e celebra a Cultura Reggae no Maranhão. Além de contar com vários objetos de grande relevância para o reggae maranhense como discos raros e radiolas.
A capital incorporou o reggae em seus festivais e programação cultural, influenciando as interações já existentes, e assim nasceu uma nova cultura e trocas simbólicas. A criação de uma imagem semelhante das duas ilhas no pensamento coletivo levou muitos a acreditar que São Luís é verdadeiramente a Jamaica do Brasil.
No entanto, o reggae maranhense tem as suas particularidades, se diferenciando do resto do mundo, é o único lugar do mundo em que é dançado a dois, o famoso “agarradinho”.
Possui termos únicos como “pedra”, “pedrada” ou “pedra de responsa”, em outras palavras, é conhecido como aquele reggae bom, bonito, que envolve todos que estão ao redor.
O melô é o modo como os DJs passaram a nomear certas músicas, com objetivo de esconder a verdadeira identidade da música para evitar o acesso da concorrência.
A radiola é o equipamento em que são acopladas caixas de som, formando um “paredão”. No Estado, ela se popularizou bastante e passou a existir batalhas de radiolas para saber qual tinha maior potencialidade.
Assim, possibilitou o surgimento de muitos artistas populares, referências do reggae nacional, como Cidade Negra; Tribo de Jah; Nativus, Natiruts, Maneva; Maskavo; Planta Raiz dentre outros.