Notícias
Caminhos abertos do Brasil: jornalistas participam de ensaios
Espetáculo exibe riqueza imaterial do Brasil
Jornalistas poderão participar dos ensaios gerais, sábado e domingo
Uma amostra significativa da riqueza do patrimônio imaterial brasileiro estará em exibição a partir deste domingo (25) até o dia 3 de agosto de 2010, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília (DF), quando será aberta a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). No palco, lendas amazônicas, maracatu, culto aos orixás, xaxado, carnaval, literatura de cordel, caboclo brasileiro e outros exemplares da herança cultural do País, costuradas por um roteiro criativo, que promete surpresas e emoções.
O espetáculo foi organizado pela Fundação Cultural Palmares (FCP), em articulação com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e consolida a política do Ministério da Cultura (MinC), de valorização das manifestações que compõem o cenário da diversidade cultural brasileira, como ressalta o presidente da Palmares, Zulu Araújo, para quem “a mostra é representativa do olhar que o ministro da Cultura, Juca Ferreira, vem lançando sobre o patrimônio cultural brasileiro, que não é apenas pedra e cal. Implica em reconhecer, no plano da contribuição simbólica, a nossa riqueza”.
Caminhos Abertos do Brasil, título da mostra viva roteirizada e dirigida por Elísio Lopes Júnior, tem a dimensão de uma superprodução, contando com uma equipe de técnicos e criadores dos mais gabaritados do País, e que inclui nomes como os de Zebrinha (direção coreográfica), Jarbas Bitencourt (direção musical), Zuarte Júnior (figurino), Fábio Espírito Santo (iluminação) e o ator Osvaldo Mil (mestre de cerimônias), além do excepcional elenco de artistas, como Milton Nascimento, Balé Folclórico da Bahia e o aguardado Grupo PIM, que encantou o presidente Lula, em 2009, em apresentação na Bahia.
ENSAIOS ABERTOS – Caminhos Abertos do Brasil será encenado a partir das 18 horas do dia 25 (ver roteiro), mas os jornalistas interessados poderão acompanhar os ensaios, amanhã (sábado) e depois (domingo), a partir das 9 horas, respectivamente, na sala Funarte e no Teatro Nacional Cláudio Santoro (ver endereços abaixo). Na oportunidade, poderão ser realizadas entrevistas com diretores, artistas e corpo técnico em geral, sendo permitidas fotografias e filmagens do back stage.
A 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da ONU segue até 3 de agosto próximo, no Centro de Convenções do Royal Tulip, reunindo 800 representantes das 187 nações que compõem o Comitê do Patrimônio Mundial, e que irão analisar a possibilidade de inclusão de 41 novos itens na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, entre bens naturais, culturais e mistos, apresentados por 35 países. O comitê vai avaliar, ainda, o estado de conservação de 31 bens que já conquistaram esse reconhecimento, mas que estão na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo, e decidir se incluem outros bens que estejam necessitando de atenção especial.
HERANÇA AFRICANA – Além da produção do evento de abertura do encontro, que é anual, a Fundação Cultural Palmares participa da solenidade de abertura da mostra Luta pela liberdade: nossa herança africana, promovida pelo Fundo para o Patrimônio Mundial Africano, quando o presidente da FCP, Zulu Araújo, falará sobre as ligações entre os patrimônios culturais africano e brasileiro, às 19 horas do próximo dia 26 (segunda-feira), no Hotel Royal Tulip. Os painéis que recompõem a rota do tráfico de escravos também estão em exibição na Cidade do Cabo (África do Sul), seguindo, posteriormente, para a Ilha Goreia (Senegal), a Etiópia e a Espanha.
FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO
Roteiro e Direção Artística
Elísio Lopes Jr.
Direção Coreográfica
Zebrinha
Direção Musical
Jarbas Bitencourt
Figurino
Zuarte JR
Maquiagem e Adereços
Beto Laplane
Direção de Vídeo
Doc Doma: Kico Póvoas, Anderson Rosemberg, João R. Mattos e Davi Cavalcanti
Cordelista
Chico de Assis
Iluminação
Fábio Espírito Santo
Mestre de Cerimônias
Osvaldo Mil
ARTISTAS E GRUPOS
Grupo PIM
Circo Picolino
Samba-de-roda de Dona Nicinha
Balé Folclórico da Bahia
Milton Nascimento e Grupo Ponto de Partida
INFORMAÇÕES
Sobre o espetáculo:
(61) 9978-8576 (Elísio Lopes Júnior, diretor do espetáculo);
(61) 9667-2756 (Assessoria de Comunicação da Fundação Cultural Palmares);
Sobre o encontro em geral:
(61) 2024-6194 / 3226-8907 (Assessoria de Imprensa do Iphan/Minc);
(61) 2024-2407 (Assessoria de Comunicação Social do Minc);
(61) 2106-3536 (Assessoria de Comunicação da Unesco no Brasil);
Site oficial do Comitê do Patrimônio Mundial (http://www.34whc.brasilia2010.gov.br/).
ENDEREÇOS
Local do espetáculo:
Teatro Nacional Cláudio Santoro, Setor Cultural Norte, Via N 2 (em frente ao Conjunto Nacional de Brasília).
Tel.: (61) 325-6105;
Local dos ensaios de sábado:
Sala Funart, Eixo Monumental, Setor de Difusão Cultural, SDC (entre a Torre de TV e o Clube do Choro de Brasília). Tel.: (61) 332-2045;
Local dos ensaios de domingo:
Teatro Nacional Cláudio Santoro, Setor Cultural Norte, Via N 2 (em frente ao Conjunto Nacional de Brasília).
Tel.: (61) 325-6105;
Local da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial:
Centro de Convenções do Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel, localizado no SHTN, Trecho 1, Conjunto 1B, Bloco C. Tels.: (61) 3424-7000. Fax: (61) 3424-7001.
FONTE: ASCOM / PALMARES