Notícias
Brasília ganha nova escola de arte afro-brasileira
Brasília, 1º/3/07 – A cultura afro-brasileira ganhará mais um espaço para ser difundida e vivenciada. É a escola Som de Tambores Arte e Cultura que será inaugurada no dia 17 de março em Brasília. Mais do que um espaço para os que querem aprender música, a escola foi idealizada para dar valor à arte brasileira e, especialmente, à afro-brasileira. Não apenas aulas de música serão oferecidas pela Som de Tambores, mas também aulas de teatro, dança e grafite.
A escola é um projeto do artista George Ângelo, que foi aprendiz e professor no Olodum, em Salvador. George veio a Brasília para realizar o projeto Fundação Cidadania Olodum em São Sebastião (DF), que atende crianças e adolescentes carentes. Percebendo que muitas outras pessoas não conheciam e tinham muito interesse em conhecer a cultura e a arte brasileira, ele resolveu abrir a escola. “Vai ser o primeiro movimento artístico cultural de Brasília voltado apenas para o que é brasileiro”, afirma George.
Cavaquinho, baixo, violão, teclado, guitarra, canto, percussão, dança afro-brasileira e afro-contemporânea, capoeira serão reunidos no mesmo espaço e as aulas, ministradas por professores daqui e de fora, trazidos da Bahia, do Maranhão e de Pernambuco. “Os cursos vão enfocar os valores culturais e os ritmos da nossa história, como maracatu, baião, côco, samba-reggae, MPB e ritmos dos cultos afro-brasileiros como tambor de criolo e as nações gêge, queto e angola”, explica George.
As turmas terão no máximo 25 alunos, com exceção para as de harmonia, que terão apenas cinco. A inauguração da Som de Tambores vai acontecer na 714 Norte, onde fica a escola, no dia 17 de março, às 15h e terá uma programação especial, com apresentações, aulas e palestras gratuitas. As matrículas estão abertas. “O objetivo da escola é antes de tudo transmitir e afirmar a cultura afro-brasileira”, conclui George.
SERVIÇO:
Evento: Som de Tambores Arte e Cultura
Data de inauguração: 17 de março
Local: SCRLN 714 Norte, Bloco F, Loja 10 (ao lado do restaurante Macambira), Brasília, DF
Contatos: 3033-1068 e 8451-2889 (Professor George)