Notícias
Ativista Gay Visita a Palmares
Publicado em
21/07/2009 11h00
Atualizado em
18/03/2024 11h11
Por Inês Ulhôa – Ascom/FCP
O ativista e militante do movimento gay, Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB) visitou na tarde de ontem, 20/07, a sede da Fundação Cultural Palmares. Ele veio falar sobre parcerias para combater a homofobia no Brasil e nos países africanos.
Cerqueira propôs ao presidente da FCP, Zulu Araújo, que o III Festival Mundial de Artes Negras (Fesman), a ser realizado em Dacar, no mês de dezembro, seja palco de atividades e debates que objetivem uma discussão ampla sobre o assunto. Até hoje, existem países do continente africano que punem os homossexuais com a pena de morte, com a execração pública, como o apedrejamento. “Mesmo no Brasil ainda não há legislação sobre o assunto, nem para proteger as vítimas nem para punir os crimes de homofobia”, disse Marcelo Cerqueira.
O presidente da Fundação Palmares afirmou o compromisso de colocar na pauta do III Fesman o tema. O objetivo é primeiramente reunir no Brasil instituições públicas, como universidades e movimentos sociais, para construirem uma proposta comum a ser levada a debate durante a realização do III Fesman.