Notícias
Aretha Franklin morre aos 72 anos
A Fundação Cultural Palmares lamenta a perda de uma grande cantora, Aretha Franklin, um símbolo de representação da causa negra. Sua voz estará viva no coração de todos.
Aretha Louise Franklin nasceu em Memphis, no estado americano do Tennessee, em 25 de março de 1942. Hoje conhecida mundialmente, Aretha começou a gravar seus primeiros discos aos 14 anos na igreja de seu pai, um pastor batista. A rainha do soul ficou famosa com a musica “Respect”, sua única canção a chegar ao topo da principal parada de sucessos dos Estados Unidos. Ao longo de sua carreira, Aretha Franklin recebeu 18 prêmios Grammy, incluindo um pelo conjunto da obra.
Em 1987, ela se tornou a primeira mulher a entrar no Hall da Fama do Rock and Roll. Mais tarde em 2005, Aretha recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade que é a maior condecoração para um civil americano.
Quando Barack Obama assumiu a presidência dos Estados Unidos, em 2009, Aretha Franklin fez questão de cantar durante a cerimônia para celebrar que o país teria pela primeira vez um negro como chefe de estado. Diagnosticada com câncer em 2010, seu último show solo aconteceu na Filadélfia, em agosto de 2017.
Aretha Franklin morreu aos 76 anos, informou o empresário da cantora. A causa da morte foi câncer de pâncreas em estágio avançado