Notícias
Algo de negro… e de muito bom em Maceió!
A trupe do Folias d´Arte, numa cena de Algo de negro. Foto: Pedro Mendonça / Divulgação
Por Suzana Varjão
Maceió dá a largada das comemorações pelos 22 anos de criação da Fundação Cultural Palmares, com a apresentação de Algo de negro, espetáculo do Grupo Folias d´Arte, um dos mais festejados e premiados do cenário teatral brasileiro. A performance ocorrerá nesta sexta-feira (13/08/10), a partir das 16 horas, no Calçadão do Comércio, centro da capital alagoana.
Algo de negro é um dos cinco espetáculos que compõem o projeto Êxodos – O homem cordial, uma reflexão dramatizada de O homem cordial, o célebre capítulo do livro Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda. Nas encenações, debates consistentes sobre problemáticas contemporâneas – e atemporais -, como desterritorialização, dominação, corrupção, racismo.
Em Algo de negro, o grupo investiga os efeitos da “cordialidade” como característica sociocultural brasileira na população afrodescendente, a partir de “perambulantes” sem-teto – em sua maioria, negros em permanente conflito com um “senador”. Na encenação comemorativa, comunidades quilombolas serão convidadas a interagir e a participar do processo de construção da peça, que mescla o imaginário afro-brasileiro com uma ácida crítica social.
O GRUPO – O Folias d´Arte dedica-se ao ofício teatral há mais de uma década, demonstrando, com competência, talento e garra, que a função da arte vai além do simples entretenimento – ou da contemplação. Apoiada em autores nacionais, em sua maioria, a trupe de criadores desenvolve uma linha marcante de trabalho, voltada para o desenvolvimento das potencialidades humanas.
Entre as “impressões digitais” do grupo estão o emprego de técnicas circenses e a encenação em espaços não-convencionais, como praças públicas. Sucesso de público e de crítica, recebeu 43 prêmios por seus espetáculos, entre os quais, os prestigiosos Shell, APCA e Molière. Com o projeto Êxodos – O homem cordial, ganhou o edital da Palmares, viabilizando a apresentação gratuita de Algo de negro para o povo alagoano.
SERVIÇO
Data: 13 de agosto
Horário: 16h
Local: Calçadão do Comércio (ponto central de Maceió)
Contato: Carlos Francisco Rodrigues
Tels.: (11) 7499-3284 ou (11) 3361-2223
E-mail: carlos.fran@oi.com.br
FICHA TÉCNICA
Direção
Carlos Francisco
Dramaturgia
Thiago Mendonça
Direção Musical
Selito Sd
Assistente de direção
Thiago Mendonça
Dança e Movimentos
Katia Naiane
Adereços
Bira Nogueira e Leide de Castro
Cenografia
Bira Nogueira
Assistência de Cenografia
Leide de Castro
Preparação Vocal
Mateus Sigali
Figurinos
Leide de Castro
Costureira
Mariluce
Máscara Neutra
Tatiana Freire
Material Gráfico
Ieltxu Martinês
Instrumentos
Carlos Francisco
Produção Executiva
Débora Lobo
Estagiária
Priscila Jorge
Realização
Grupo Folias de São Paulo
ELENCO
Alex Rocha (como Zé)
Camila Urbano (como Maria Escolástica/Yansã/Nanã)
Carlos Gaúcho (como senador/operário)
Mônica Simões (como Eugênia/produtora/Ossaim/Oxossi)
Reggis Silva (como Procópio/patrão/fotógrafo/Ogum/Xangô)
Renata Rosa (como Bibiana/faxineira/Yemanjá/Oxum)