Notícias
Afro-descendentes da América Latina
O presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, participa nos dias 28 e 29 de março do Seminário Internacional Populações Afro-descendentes na América Latina, no Panamá. O Seminário é uma iniciativa da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), criada pela XIII Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Ibero-América, A SEGIB tem como um de seus principais objetivos “promover os vínculos históricos, culturais, sociais e econômicos entre os países ibero-americanos, reconhecendo e valorizando a diversidade entre seus povos”.
De acordo com seus organizadores, o Seminário sobre Populações Afro-descendentes na América Latina busca um debate sobre, entre outros temas, a invisibilidade estatística da população afro-descendente, o grau de cumprimento dos direitos civis, humanos, econômicos, sociais e culturais dessa população, seu nível de organização e melhores práticas da cooperação internacional nesta área.
A participação da Fundação Cultural Palmares no evento deve-se ao tema estar diretamente afeto à missão da Instituição e o Brasil possuir a segunda maior população negra do mundo.
Além da Fundação Cultural Palmares, o Brasil estará representado no evento pelo ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos.
Instituições como o PNUD, CELAD, CEPAL, Centro de Mujeres Afrocostarricenses, Coordenação Nacional de Organizaciones Negras Panameñas, Organización Mundo Afro, Alto Comisionado para los Derechos Humanos de las Naciones Unidas, entre outras também estarão presentes no evento.