Notícias
G20
Aberta a 3ª Reunião do Grupo de Trabalho sobre Cultura
Cerimônia de abertura da 3ª Reunião do Grupo de Trabalho sobre Cultura do G20
Aberta nesta segunda (05) a 3ª Reunião do Grupo de Trabalho sobre Cultura, que acontece no Rio de Janeiro, no âmbito das reuniões do G20 (ou “Grupo dos 20”), sob o slogan “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”.
Os trabalhos estão sendo coordenados, neste primeiro dia, pelo assessor Especial de Assuntos Internacionais do MinC, Bruno Henrique de Melo. O presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge Rodrigues, participa das discussões.
G20. Como expresso por diversos representantes dos países do G20, o encontro é, em si, um reconhecimento simbólico do poder da cultura – o que inclui a economia criativa, que terá sua Política Nacional lançada no próximo dia 7, também no Rio.
O “Grupo dos 20” nasceu de uma sequência de crises econômicas que abalaram o mundo na década de 90. Inicialmente composto por ministros de finanças e presidentes de bancos centrais, tinha como foco a estabilidade econômica interacional.
A partir de 2008, chefes de Estado e de Governo passaram a compor a cúpula multilateral, que foi ampliando gradativamente os temas relacionados às preocupações globais, como meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
ALIANÇA GLOBAL. A ampliação do leque deveu-se à constatação de que não há como conciliar desenvolvimento econômico-financeiro com desigualdade(s), pobreza, destruição do meio ambiente.
E o Brasil tem protagonizado essa tomada de consciência: ao assumir pela primeira vez a presidência do G20, em 2023, colocou na pauta de prioridades da governança global o combate à fome, à pobreza, às desigualdades.
Para materializar a pauta, foi organizada uma força-tarefa para costurar uma aliança global contra a fome e a pobreza, sob coordenação dos ministérios da Fazenda, das Relações Exteriores e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
A aliança global deverá ser lançada em novembro, quando as discussões do G20 são encerradas, com a realização da 19ª Cúpula de chefes de Estado e governo, nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
BRASIL CRIATIVO. Até lá, serão realizadas mais de 100 reuniões oficiais, como a do Grupo de Trabalho sobre Cultura, além de eventos paralelos, como o lançamento da Política Nacional de Economia Criativa.
Os países do G20
África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia. Além deles, integram o fórum a União Europeia e a União Africana.