Notícias
225 ANOS DA REVOLTA DOS BÚZIOS
Foto - Revista Raça
O Presidente da Fundação Cultural Palmares João Jorge Rodrigues relembra os 225 anos da Revolta de Búzios, comemorada neste sábado, no dia 12 de agosto de 2023. Liderada por negros escravizados, libertos, trabalhadores e alguns membros das elites, a Revolta dos Búzios é considerada um dos mais importantes movimentos de insatisfação popular da história do Brasil contra a coroa portuguesa.
“É uma honra receber esse presente que irá para o acervo da biblioteca Oliveira Silveira da Fundação Cultural Palmares, doado pelo Diretor do Arquivo Público da Bahia, Jorge X. Esse lindo material faz parte da história escrita do Movimento Negro Brasileiro.” Agradeceu João Jorge.
O estopim do movimento emancipacionista, conforme aponta matéria do portal G1 Bahia, aconteceu no dia 12 de agosto de 1798, quando Salvador amanheceu com 12 boletins afixados em locais públicos e de grande circulação de pessoas, convocando a população para a revolução.
Os principais representantes do Movimento foram João de Deus do Nascimento; Lucas Dantas de Amorim Torres; Manuel Faustino Santos Lira; Luís Gonzaga das Virgens e Veiga. No entanto, a revolta foi descoberta pelas autoridades coloniais, e alguns foram condenados à morte e enforcados, enquanto outros receberam penas de prisão.
A revolta infelizmente não se estendeu, mas suas ideias continuaram a influenciar movimentos posteriores no Brasil, como a luta pela independência e a abolição da escravidão.
Além, de serem consideradas pelos estudiosos como uma porta voz, as condições em que o povo baiano vivia principalmente por conta dos altos impostos e da falta de alimentos, que motivaram saques e protestos um ano antes.
A Revolta dos Búzios foi uma das maiores manifestações populares comandadas pelo povo negro que lutava pela democracia, exigindo direitos de igualdade de raça e de gênero para todos os brasileiros.
Por Fundação Cultural Palmares.