Notícias
116 anos do movimento Cultural Frevo, em Pernambuco
Nesta quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023, é celebrado em Pernambuco os 116 anos do Movimento Artístico Cultural Frevo. O ritmo é considerado patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Tal expressão, teve sua primeira aparição no final do século XIX como uma forma de expressão musical, coreográfica e poética. Típica na cultura Brasileira, o frevo é uma dança folclórica que tem destaque no Carnaval, principalmente nos Estados de Pernambuco, Recife e Bahia.
O frevo é uma marchinha em tom acelerado acompanhado de uma banda no mesmo estilo de blocos de Carnaval. Ele também abrange componentes de outras danças, como capoeira, maxixe e polca.
CATEGORIAS DO FREVO
O frevo-canção conta com um intérprete à frente e uma introdução acelerada de uma orquestra de percussão e metais. A narrativa poética remete a um contexto mais atual.
O frevo de rua, também é tocado por uma orquestra de percussão e metais nas ruas. Sem letra, é o mais acelerado e efervescente de todos.
O frevo de bloco é executado por uma orquestra de pau e corda, composta por violões, bandolins, flautas e cavaquinhos. As letras falam da saudade dos antigos carnavais de forma mais lenta, poética e lírica.
Por Fundação Cultural Palmares.