Notícias
Gana completa 67 anos de independência nesta quarta-feira, 06 de março
Gana, anteriormente conhecida como Costa do Ouro, alcançou sua independência em 6 de março de 1957, estabelecendo um marco significativo na história africana pós-colonial. Liderada pelo visionário Kwame Nkrumah, a jornada para a independência foi uma luta perseverante contra o domínio colonial britânico, caracterizada por protestos, manifestações e esforços diplomáticos. O dia 6 de março é um lembrete vívido do sacrifício e da resiliência do povo ganense em sua busca pela autodeterminação e soberania. Gana tornou-se o primeiro país africano a ganhar seu próprio estado frente as forças colonizadoras europeias.
A independência de Gana não apenas inaugurou uma nova era política, mas também inspirou movimentos de libertação em todo o continente africano. Gana desempenhou um papel central no impulso pela unidade africana e no fortalecimento da identidade pan-africana. A celebração do Dia da Independência, além de representar uma conquista histórica, serve também como um lembrete dos desafios enfrentados e das conquistas alcançadas ao longo do caminho.
Hoje, enquanto Gana celebra mais um aniversário de sua independência, é uma oportunidade para refletir sobre os progressos realizados desde então e os desafios que ainda persistem. É um momento para honrar a herança da luta pela liberdade e renovar o compromisso com os ideais de igualdade, justiça e prosperidade para todos os ganenses.
FUNDAÇÃO PALMARES CONSTRÓI FUTURAS PARCERIAS PARA PROGRAMA DE INTERCAMBIO NA UNIVERSIDADE DE GANA, NA ÁFRICA OCIDENTAL
A Fundação Cultural Palmares (FCP), por intermédio do Presidente João Jorge Rodrigues esteve presente na University of Ghana (Universidade de Gana), uma das principais instituições da África Ocidental em 27 de julho de 2023.
Localizada em Legon, um subúrbio de Acra, capital de Gana, é uma das mais antigas e prestigiadas instituições de ensino superior do país e da região. O País que é considerado um dos maiores em estudos da ciência e tecnologia.
Na ocasião, o Presidente dialogou com os programas de cooperação no campo da cultura, da ciência e da tecnologia. Além, de construir um elo para futuraras parcerias com foco entre a Fundação e a Universidade para programa de intercâmbio.
O intercâmbio estudantil é de extrema importância e oferece uma ampla gama de benefícios para os estudantes, por meio do enriquecimento cultural; aprendizado de idiomas; desenvolvimento pessoal; networking global e rica qualidade acadêmica, social e cultural.
O Brasil possui diversas iniciativas para cooperação educacional, acadêmica e técnica com países africanos, esses projetos e ações de compartilhamento de saberes, e boas práticas são importantes para fomentar o intercâmbio de alunos para o acesso à educação entre o continente.