Notícias
FCP lamenta morte de cartunista Ziraldo, criador de “O Menino Maluquinho” e a “Turma do Pererê”
A Fundação Cultural Palmares (FCP), expressa profundo pesar pelo falecimento do desenhista e escritor Ziraldo, criador de memoráveis personagens, os quais ultrapassaram gerações, como “O Menino Maluquinho” e a “Turma do Pererê”.
O também cartunista e jornalista morreu neste sábado, 6 de abril de 2024, aos 91 anos, em sua casa, no Rio de Janeiro. Nascido em 24 de outubro de 1932, em Caratinga (MG), desde a mais tenra idade, Ziraldo ja demonstrava sua paixão pela leitura. O escritor teve seu primeiro desenho publicado quando tinha apenas seis anos, em 1939, no jornal “A Folha de Minas”.
Ziraldo ficou Internacionalmente famoso por ser o 'pai' do 'O Menino Maluquinho', obra esta criada em 1980. O livro teve 110 milhões de exemplares vendidos e rendeu inúmeros prêmios ao escritor, como o prêmio Jabuti de Literatura no mesmo ano. O Menino maluquinho foi traduzido para várias linguas, dentre elas, o inglês, o espanhol, o alemão e o italiano, além de ter recebido adaptação para a televisão e o cinema. A obra é um clássico da literatura infanto-juvenil do Brasil.
Ate os dias de hoje, Ziraldo é considerado um dos principais escritores infantis do país.
Ciente de que o legado de Ziraldo jamais será esquecido, a Fundacao Cultural Palmares se solidariza com os fãs, amigos e familiares do escritor e cartunista.