Notícias
2 DE JULHO

O presidente João Jorge, na Casa das Artes, no largo do Pelourinho, Salvador (BA)
O presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), João Jorge Santos Rodrigues, participa das celebrações da Independência do Brasil na Bahia, comemorada nesta terça-feira, 2 de julho.
A data representa um grande marco para a cultura afro-brasileira. O presidente João Jorge e demais autoridades assistiram ao desfile das carruagens do Caboclo e da Cabocla, as quais representam a luta durante a Independência.
“O dois de julho de 1823 é uma data magna para os brasileiros, pois comemoramos a Independência do Brasil na Bahia. E acompanhar essa festividade de perto é importante, pois se conecta à nossa missão”, afirma João Jorge
A data marca a ocupação da cidade de Salvador, por tropas de voluntários, e a retirada definitiva do exército português da província da Bahia, pondo fim à guerra pela Independência, que perdurou de junho de 1822 a 02 de julho de 1823.
É, portanto, uma data significativa para a nação e, especialmente, para os afrodescendentes e os indígenas, protagonistas que foram da luta que levou à libertação definitiva do País.
Além do presidente, a assessora técnica, Mariana Abreu, e o coordenador geral de Gestão Interna, Carlos Eduardo Sousa, participam da agenda.