Teste Iteração
A realização do teste é necessária para verificar a funcionalidade do protótipo, por isso são etapas que caminham quase juntas. Depois de prototipar, por meio do redesenho da nova Jornada do Usuário, aplique a dinâmica de feedback para promover a iteração. Iterar significa ter a oportunidade de aprimorar o que foi pensado e desenhado, incorporando várias novas ideias, com diversos pontos de vista.
É importante trabalhar a ideia de divergente e convergente, que é a essência da metodologia do Duplo Diamante, criada pelo Design Council, do reino Unido, no início dos anos 2000. O pensamento divergente gera muitas ideias e possibilidades, já o convergente, reduz o número de ideias e refina as que ficam. Nesse momento de teste vale a pena aplicar essa lógica.
A proposta é realizar uma encenação com atores representando pessoas das diversas áreas, além da Ouvidoria. Preferencialmente durante a encenação troque os papéis em relação ao que realizam na via real. Exemplo: Se você é Ouvidor, na encenação, represente a unidade gestora do serviço ou o tomador de decisões e vice-versa.
A dinâmica da encenação deve contemplar 2 grupos: os que encenam e os que avaliam e comentam. Funciona assim:
Tempo total da dinâmica de Teste iteração: 90 minutos (1hora e 30 minutos)
1. 10 minutos - Organize os participantes em dois grupos de 4 a 8 pessoas e apresente as regras.
2. 15 minutos - O grupo 1 fará a dramatização da nova jornada do usuário, conforme protótipo elaborado. O tempo de encenação será de 10 minutos.
3. 15 minutos - Quando terminar o tempo, o Grupo 2, que deve ser composto por personas com características diversas, deverá dar o feedback sobre o que foi apresentado. Precisa ter uma pessoa para registrar as novas ideias e comentários. Pode envolver servidores das diversas unidades e o convidar usuários reais. Neste momento pode deixar divergir, ou seja, surgir diversas ideias, até aquelas que podem parecer doidas em um primeiro momento. Não pode haver juízo de valor e nem críticas, precisa deixar fluir. Após 15 minutos de divergência, precisa ser aplicada a convergência.
4. 20 minutos - Divida em 4 grupos menores, misturando todos os participantes. Agora cada grupo deverá agrupar as ideias por temas e aplicar a regra dos 5 porquês para cada grupo de ideia escolhida.
5. 20 minutos (5’ por grupo) – Agora cada grupo deverá fazer uma breve apresentação para defender as suas ideias de ajustes no protótipo.
6. 10 minutos – consenso do grupo maior ou escolha da maioria.
7. Ao final poderão ser implementadas uma ou até todas as ideias propostas de ajuste. Mas pode acontecer de não haver ajustes também.
8. A dinâmica de teste iteração deve ser concluída e o protótipo com os ajustes incorporados se tornará o Mínimo Produto Viável (MPV).
OBS: 3. Precisa ter a figura do facilitador da dinâmica, que precisa ser uma pessoa não envolvida no problema e que não tenha participado da construção do protótipo. Ao longo da dinâmica, ela deverá ir avisando quanto falta para terminar o tempo.