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Questionário para Entrevistas

Info

Como elaborar um bom questionário para entrevistas

Antes de tudo resgate aquele quadro onde elaborou o “DESAFIO” do grupo. Lá constam os problemas levantados.

RESPONDA: depois do levantamento e análise de informações o problema escolhido para trabalhar no desafio continua o mesmo?

Agora, defina o objetivo da sua pesquisa, é importante decidir quais serão as perguntas e os questionamentos que você vai usar para atingi-lo.

O roteiro serve para te guiar na hora de montar o questionário ou de realizar a entrevista. Por isso, separe um tempo para pensar com calma sobre quais são as informações que você precisa coletar do seu entrevistado.

Depois de pensar bem em quais dados você tem que coletar, comece a definir e a selecionar as perguntas que trarão informações relevantes:

  • Para pesquisas quantitativas, procure objetividade nos questionamentos e dê a possibilidade de o usuário marcar a opção que achar mais compatível com seu perfil e contexto.
  • Já nas pesquisas qualitativas, utilize perguntas que o entrevistado precise pensar antes de responder, para que você possa coletar dados únicos a fim de entender como ele pensa e o que ele sente.

DICA: Uma pergunta legal para se fazer durante a criação do roteiro é: “Eu já tenho um tempo curto com essa pessoa, então será que fazer a pergunta ‘X’ é tão importante assim?”

Lembre-se de que não existe uma fórmula para criar roteiros!

Depois das entrevistas, escolha os stakeholders prioritários e faça um Mapa de Empatia para cada um deles, com base nas respostas coletadas.

As perguntas devem ajudá-los a mergulhar no problema que vocês escolheram como “DESAFIO”.

Por isso, faça perguntas que ajudem a validar o “DESAFIO” e a entender qual o real problema.

Depois da entrevista, pode acontecer de você perceber que o seu desafio precisa ser alterado, porque não retrata o real ou principal problema. Tudo bem! Fique tranquilo... isso faz parte do processo.

Ao coletar informações sobre o stakeholder e o problema dele, você vai conseguir pensar em soluções que estejam de acordo com as necessidades reais do público-alvo.

Para isso, você pode fazer perguntas do tipo:

  • Qual o seu papel e da unidade onde atua no funcionamento do serviço xxx?
  • Como percebe esse serviço?
  • Tem algo que possa melhorar?
  • Aplique a regra dos 5 porquês

CLAREZA E OBJETIVIDADE - Sua pesquisa deve ser simples e direta para que o usuário consiga entender o que está sendo pedido e tenha maior facilidade em responder aos questionamentos. Use linguagem clara e evite termos técnicos ou em outros idiomas e que não tenham sido explicados previamente. 

NÃO EXPRESSE A SUA OPINIÃO - Evite manifestações positivas ou negativas nos questionamentos. Quem será ouvido é o entrevistado, a opinião dele que importa. Se ficar fazendo comentários e opinando, pode influenciá-lo. 

Exemplo de pergunta enviesada:

“Você usaria um aplicativo de estudos sobre tecnologia?”. Isso já entrega o seu objetivo com a pesquisa e o usuário pode responder que “sim” para agradar você. 

Experimente trocar por perguntas como: “Como é a organização dos seus estudos sobre tecnologia? Qual a sua experiência com esse processo? O que acredita que poderia melhorar?”

CUIDE DO AMBIENTE E DA DURAÇÃO - Você já precisou responder a pesquisas longas, ou participou de uma reunião em um local com barulho? 

Essas situações costumam ser chatas e é importante evitá-las. Se houver muitas perguntas a serem respondidas, o entrevistado tem tendência a desistir no meio da pesquisa. E se o local da entrevista for incômodo, ele tende a responder qualquer coisa para terminar logo o encontro. 

Por isso, pergunte apenas o necessário e marque entrevistas em locais calmos e em horários em que todas as pessoas se sintam bem para participar. 

DICA - Na hora de organizar entrevistas e, depois de delimitar o público-alvo, pode oferecer algum tipo de recompensa para quem se dedicar à conversa. Isso pode ajudar a deixar seu entrevistado engajado e mais colaborativo na hora de responder às questões.

FAÇA OS COMBINADOS, ANTES DE COMEÇAR - É importante ter sinceridade com o seu público. Os entrevistados têm que estar cientes e concordar com os termos da pesquisa, então deixe claro como eles ou o negócio serão beneficiados e quais as suas intenções com os dados coletados. 

DICA - Lembre-se de seguir à risca a Lei Geral de Proteção de Dados e de tomar todas as precauções possíveis na hora de utilizar dados de terceiros.

Dicas Específicas para Entrevistas com Usuários de Serviços

Check list para elaborar as perguntas ao usuário do serviço:

  • Como o usuário descobre por onde começar?
  • Em quantos balcões ele precisa se apresentar?
  • Existe um canal digital para solicitação do serviço?
  • Quantos documentos ele precisa reunir e levar?
  • Quanto custa para o usuário obter o serviço?
  • Por quantas etapas ele precisa passar até conseguir o que precisa?
  • Quanto tempo ele deve esperar para que o serviço seja entregue?
  • O tempo entre a solicitação e a entrega é informado no momento em que o serviço é requerido?
  • O usuário consegue monitorar o andamento do processo?
  • O usuário sabe a quem recorrer caso tenha dúvidas?
  • A quem ele recorre se não tiver seus direitos garantidos e precisar reclamar? 

FONTE: Texto adaptado do material do curso da Enap - “Pesquisa com usuários: como ouvir cidadãos e empresas para melhorar seus serviços

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