É fundamental sempre ter a figura do facilitador da dinâmica. O perfil dessa persona deve ser uma pessoa não envolvida diretamente no problema, preferencialmente, com experiência em aplicação de dinâmicas em grupos.
30 minutos - etapa estimulando a criatividade e quebrando barreiras: - 10 minutos - cada pessoa alocada em seu grupo de similares, considerando as três personas trabalhadas na dinâmica VivenciaDOR: CIDADÃOS, OUVIDORES E SERVIDORES PÚBLICOS, deverá pensar em soluções. Mas não começarão pensando nas melhores opções, mas sim nas piores. Isso mesmo! Deverão pensar na pior solução possível. - 10 minutos - Cada pessoa terá 2 minutos para vender sua ideia ao seu grupo de similares. - 10 minutos - Depois de feitas as apresentações com as argumentações de convencimento, o grupo de similares deverá escolher qual a pior solução.
90 minutos - desenvolvendo soluções: - 20 minutos - Agora em grupos misturados com as três personas: CIDADÃOS, OUVIDORES E SERVIDORES PÚBLICOS começarão a construção de possíveis soluções para o desafio estabelecido pelo grupo maior. - 20 minutos - os grupos começarão a esboçar um “protótipo” de soluções para o problema, contemplando as três realidades (usuário, ouvidor e área técnica). A solução precisa ser benéfica aos 3 tipos de persona. Se não apresentar um benefício direto a cada uma delas, deverá, pelo menos, não apresentar prejuízos. O principal beneficiado deverá ser o cidadão. Lembre-se da linguagem simples! Ela deve fazer parte de todo o processo, desde o início. - 10 minutos - agora cada grupo deverá desenhar o protótipo em formato de Painel TRANSFORMAR, em formato de jornada do usuário. - 40 minutos - Após conclusão do Painel TRANSFORMAR, cada grupo deverá apresentar a proposta de solução em formato de encenação, assim como fizeram no início da dinâmica VivenciaDOR. Mas, agora, com o problema solucionado. No momento da encenação se o problema não tiver sido solucionado ou outros problemas aparecerem, é melhor pensar em outra solução. (máximo de 5 grupos, sendo 8 minutos por grupo) - Devem terminar essa atividade encorajados e confiantes para passarem para a prototipação e validação por meio de testes.