O que é Design Thinking?
É uma abordagem criativa, que é centrada nas pessoas, com o objetivo na resolução de problemas e desenvolvimento de soluções inovadoras. O foco principal é entender as necessidades e desejos das pessoas, para quem um produto, serviço ou sistema está sendo projetado.
Esse processo de entendimento da percepção do usuário para desenho de protótipos com a finalidade de testes passa por divergências e convergências. O quer dizer isso: no design thinking são trabalhadas quatro etapas. A dica é “faça e refaça” quantas forem necessárias.
FONTE: https://www.euax.com.br/2020/12/duplo-diamante/ , acesso em 22/10/2023.
1. DESCOBERTA: Empatia: Você começa aprendendo o máximo possível sobre as pessoas que está tentando ajudar. Isso significa conversar com elas, observar como fazem as coisas e realmente entender como se sentem.
2. DEFINIÇÃO: Definir o problema: Depois de saber mais sobre as pessoas, você define claramente qual é o problema que deseja resolver.
3. DESENVOLVIMENTO:
- Gerar ideias: Agora, você pensa em muitas maneiras diferentes de resolver o problema. Não importa se as ideias são boas ou ruins neste momento, apenas crie muitas delas.
- Prototipação: Você cria versões simples das suas ideias, chamadas de protótipos ou Mínimo Produto Viável (MVP), para testar como elas funcionam na prática.
- Validação: Você testa com as pessoas, ou seja, coloca seus protótipos nas mãos delas para ver como reagem. Dessa forma, aprende com o que funciona e o que não funciona e faz ajustes nas suas ideias com base no feedback delas.
4. ENTREGA: é o momento em que o produto está pronto para uso. O importante é que tenha passado por testes. Mas não ache que ele está completamente acabado e não terá melhorias e alterações, porque o segredo da inovação é estar aberto à iteração e cocriação de forma permanente e constante.
Para facilitar o entendimento e aplicação desta Caixa de Ferramentas, fizemos uma correlação entre as etapas do Design Thinking com a nossa Jornada da Governança de Serviços. A proposta é que você consiga perceber que em cada etapa da Jornada aplicamos técnicas relacionadas a essa metodologia para te ajudar a implementar de forma prática.
Perceba que em cada etapa da Jornada você encontrará um conjunto de ferramentas que te ajudará na implementação. Vá em frente e coloque a mão na massa! Errar faz parte do processo de aprendizado. Tenha coragem e dê o primeiro passo.
Para finalizar com a etapa 2 da jornada, elabore o Mapa de Stakeholders e o Painel PROPOR. Veja como funciona, clique nas ferramentas.
Este material foi inspirado no Toolkit de Design Thinking para Governo desenvolvido pelo TCU. A proposta é fazermos adaptações à realidade das Ouvidorias públicas, de forma que possamos trabalhar a Governança de Serviços, por meio de metodologias de inovação.