Cidadão Oculto
O passo a passo simplificado para realizar uma avaliação de cidadão oculto:
Passo 1: Preparação
- Decida o que você quer avaliar, como o atendimento, a qualidade do produto ou serviço ou a limpeza do lugar.
- Pense em que tipo de cidadão vai ser (alguém interessado em serviços específicos, cliente (cidadão) em busca de resolução de problemas).
- Escolha onde e quando você vai fazer a avaliação.
Passo 2: Avaliação Anônima
- Vá ao lugar como se fosse um cidadão normal, sem dizer que está avaliando.
- Olhe e julgue as coisas importantes de acordo com o que você escolheu avaliar.
- Faça anotações detalhadas sobre o que você viu, incluindo coisas boas e o que precisa melhorar.
Passo 3: Registro de Resultados
- Preencha um formulário ou relatório com o que você observou e dê notas.
- Seja direto e use exemplos para explicar sua avaliação.
- Guarde segredo e não revele quem você é durante esse processo.
Passo 4: Apresentação dos Resultados
- Conte para a pessoa responsável da instituição o que você descobriu.
- Dê sugestões para melhorar e seja educado ao falar sobre suas descobertas.
- Mantenha sua opinião justa e profissional.
Lembre-se de que o cliente oculto ajuda as organizações (instituições) a melhorar, mas é importante fazer isso de forma ética e manter a discrição para garantir uma avaliação justa e eficaz.
Conheça a sua própria Ouvidoria:
a) Estude os fluxos com as atividades da Ouvidoria. Se não tiver nada pronto, desenhe. Importante ter modelos de documentos, fluxos e procedimentos estabelecidos.
b) Use ferramentas gratuitas que tenham modelos prontos para simplificar seu trabalho. Um bom exemplo é o Canva: www.canva.com
Como desenvolver competências e capacidades:
1. Comece conhecendo as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) da equipe da sua Ouvidoria.
- Se for sozinho, reflita sobre as suas próprias competências.
- Se tiver equipe, aplique dinâmicas de grupo para conhecer como sua equipe atua em situações de pressão ou escassez de recursos.
- Use um formulário para registrar as informações
2. Defina qual o perfil ideal de profissionais que precisa para ser para a Ouvidoria que quer ser.
- Para identificar o melhor perfil, precisa estudar sobre o papel das Ouvidorias, Governança, design de serviços e definir aonde quer chegar (esta tarefa você já terá feito no item 1)
- O benchmarking é sempre uma ótima prática. Mapeie as Ouvidorias da Renouv que já avançaram no tema e conheça o que estão fazendo e no que erraram para não cometer os mesmos erros.
- Leia as referências e legislações relacionadas que colocamos aqui nesta Caixa de Ferramentas para você. Basta navegar no menu.
3. Se sua equipe não tiver as competências essenciais, desenvolva, proporcione e incentive capacitações. Existem algumas opções de cursos gratuitos e on-line. Seguem algumas dicas:
Para que a equipe de Ouvidoria possa desenvolver um trabalho de excelência é importante o desenvolvimento de competências e habilidades. E para isso, criamos uma trilha de aprendizagem para que você comece a entender e implementar a governança de serviços em ouvidoria. Essa trilha inclui informações essenciais para capacitar a equipe a gerenciar melhor os serviços:
Clique nos links abaixo e confira a trilha da aprendizagem:
- Gestão em Ouvidoria
- UX Writing para Transformação Digital
- Linguagem Simples Aproxima o Governo das Pessoas. Como usar?
- Design de Serviços Públicos Digitais
- Pesquisa com Usuários: como ouvir cidadãos e empresas para melhorar seus serviços
- Avaliação da qualidade de serviços como base para gestão e melhoria de serviços públicos
Como estruturar Governança de Dados?
1. Comece entendendo o que é a Governança de Dados:
“dos dados e metadados das organizações, fazendo com que sejam aderentes às necessidades do negócio, únicos, íntegros, confiáveis, manuteníveis, conhecidos, performáticos, legíveis e disponíveis a quem realmente precisa ter o acesso” (RÊGO, 2013, p. 48).
a) Traduzindo o conceito para realidade das Ouvidorias, precisamos ter um sistema informatizado que:
I. não apresente instabilidade frequente;
II. tenha as manifestações bem catalogados em assuntos facilmente reconhecidos pelos usuários (linguagem simples);
III. permita o acompanhamento do tratamento da demanda tanto por parte da administração pública, quanto pelo usuário;
IV. possibilite o cruzamento de dados com facilidade (Power BI ou ferramenta semelhante);
V. ofereça segurança da informação;
VI. seja de fácil acesso pela internet e mobile.
Aí vem a dúvida: “mas se minha Ouvidoria não tiver esse sistema, o que eu faço?”. E a resposta é comece com o que você tem. Trabalhe com planilhas, mas não se acomode. Aprenda Power BI, é uma ferramenta gratuita. Busque profissionais dentro da sua instituição para ajudar nesse trabalho. Mostre para a alta gestão a importância de ter dados estruturados. Use exemplos de outras Ouvidorias e leve argumentos consistentes.
2. Importante conhecer a evolução dos dados:
a) Para que sua Ouvidoria produza informações consistentes sobre a percepção do usuário, de forma que sejam úteis para tomada de decisão, você precisa realizar análise e correlações e compreender o contexto.
b) Nos últimos anos temos ouvido muito o termo “tomada de decisão baseada em evidência”. Essa abordagem foi adotada na iniciativa privada há um tempo, inclusive é um dos princípios da gestão da qualidade citados pela norma ISO 9001. E desde a década de 80 vem sendo tratado no âmbito da administração pública em nível internacional, mas nos últimos 10 anos vem ganhando maior espaço no Brasil. Nesse sentido, é importante a Ouvidoria produzir “evidências”, para conquistar credibilidade perante os atores tomadores de decisão e qualificar relatórios com dados qualitativos e quantitativos. Mas não basta a produção de relatórios com meros extratos de dados, a análise é que será o diferencial, pois considera o contexto:
“Antes, o esforço deve consistir em um uso ponderado dos melhores métodos disponíveis – quantitativos e qualitativos, conforme seja mais adequado ao contexto e aos propósitos da análise – para o tratamento das evidências, dispostas num amplo espectro.” (PINHEIRO. 2022, p. 40)
c) Sobre produção de evidências no ambiente de Ouvidoria, navegue no menu e leia o tópico “Construindo evidências”.