Notícias
PESQUISA
Pesquisa irá mapear práticas de proteção ao denunciante em todo o país
A Rede Nacional de Ouvidorias (RENOUV), coordenada pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), lança nesta segunda-feira (29/5) uma pesquisa para coletar dados sobre práticas de proteção ao denunciante adotadas em todo o país por instituições públicas federais, estaduais e municipais. O objetivo é identificar as melhores políticas e iniciativas para proteger as pessoas que fazem denúncias ao poder público e montar, com isso, um diagnóstico de como o assunto é tratado no Brasil.
Com base nessas informações, a RENOUV e a OGU pretendem estabelecer parâmetros mais adequados para desenvolver diretrizes e programas que possam aumentar a segurança das pessoas que buscam as instituições públicas para a solução de seus problemas.
A pesquisa, que ficará ativa até o dia 30 de junho, é voltada a todas as ouvidorias de instituições públicas ou que prestam serviços públicos nos três poderes e em todos os entes federados. O formulário da pesquisa é eletrônico. Clique aqui para acessar. Em caso de dúvidas, as instituições interessadas em participar da ação podem entrar em contato pelo e-mail renouv@cgu.gov.br.
A iniciativa pretende identificar práticas e protocolos de acolhimento e tratamento nos casos em que existem relações de poder entre denunciante e denunciado, sejam elas em decorrência de gênero, hierarquia ou outra característica relacionada à cultura organizacional.
Os dados coletados pela pesquisa serão compilados pela OGU, e o resultado será apresentado durante o Seminário Nacional de Ouvidorias, previsto para ocorrer nos dias 11 e 12 de julho de 2023.
Para auxiliar no entendimento e preenchimento da pesquisa, a OGU elaborou um glossário com o significado de palavras e expressões técnicas. Apresenta-se as definições assumidas pelos desenvolvedores do questionário ao mobilizar conceitos que podem ser pouco usuais para o público
respondente. Para consulta, basta procurar a palavra que suscitou dúvida por ordem alfabética. Clique aqui para acessá-lo.
ATUALIZAÇÃO
A fase de recebimento de respostas foi encerrada no dia 30/06
SERVIÇO
Pesquisa sobre Proteção ao Denunciante
Período de realização: 29 de maio a 30 de junho de 2023
Como participar: acesse aqui o formulário eletrônico
Público-alvo: ouvidorias de instituições públicas ou que prestam serviços públicos nos três poderes e em todos os entes federados