Notícias
Tecnologista do ON compartilha pesquisa sobre tecnologias digitais no 2º Fórum de Pós-Graduação BRICS
O gestor da Divisão de Tecnologia da Informação do Observatório Nacional (DITIN/ON), Jorge Eduardo Mansur Serzedello, apresentou no 2º Fórum de Pós-Graduação do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) o seu trabalho “Desenvolvimento de um framework para suportar o uso da tecnologia digital na mediação em museus, feiras de ciências e áreas afins”. Mansur é mestre em Novas Tecnologias Aplicadas à Educação e doutorando em Engenharia de Sistemas Complexos (PPGI – UFRJ).
O fórum aconteceu de 16 a 18 de agosto de 2023, em formato híbrido (online e presencial), na Universidade de Tecnologia da Península do Cabo, localizada na África do Sul, em colaboração com o BRICS Research Institute da Universidade de Tecnologia de Durban.
Na apresentação, que faz parte de sua tese de doutorado, Mansur falou sobre os desafios da mediação em exposições, feiras de ciências e eventos científicos de modo geral. Além disso, destacou como a aprendizagem por meio de recursos tecnológicos pode auxiliar o desenvolvimento do setor educacional.
Mansur em apresentação no 2º Fórum de Pós-Graduação do BRICS
Mansur apresentou ao público os mediadores virtuais desenvolvidos pela divisão para eventos de divulgação e popularização da ciência. Os artefatos “Astrolito” e “Aurora”, criados com Inteligência artificial, são capazes de interagir, aprender e transmitir conhecimento ao público. Seu maior diferencial é coletar o conhecimento prévio do público visitante e oferecer uma experiência mais rica conforme o perfil de conhecimento.
Mediadores virtuais Aurora e Astrolito
“Esta foi uma grande oportunidade para contribuir com o desenvolvimento acadêmico nacional e internacional e apresentar algumas das pesquisas desenvolvidas pelo Observatório Nacional e sua divisão de Tecnologia da Informação”, destacou Mansur.
Promovido pelo Instituto Nacional de Humanidades e Ciências Sociais (NIHSS) da África do Sul, o Fórum tem como objetivo estimular a cooperação acadêmica, construindo uma comunidade de pesquisadores que possam moldar o futuro dos países do BRICS e contribuir para o desenvolvimento sustentável global. O tema desta edição foi: “Construindo resiliência nos países BRICS e além: desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável”.
O Fórum de Pesquisa do BRICS foi estabelecido por uma equipe de pesquisadores do bloco. O evento teve sua primeira realização no Brasil, na Universidade Estadual de Campinas, entre os dias 26 e 27 de setembro de 2022.