Notícias
Pesquisadora do ON/MCTI participa do 4º Workshop Shaw-IAU sobre Astronomia para Educação
Com o objetivo de aproveitar o potencial da astronomia na educação formal, o Office of Astronomy for Education (OEA), da União Astronômica Internacional (IAU), promoveu entre os dias 15 e 17 de novembro de 2022 o quarto Workshop Shaw-IAU em formato virtual.
O Workshop Shaw-IAU deste ano focou no papel da astronomia na educação formal, primária e secundária. Além disso, o evento debateu a questão de como abordar aqueles que estabelecem a estrutura do ensino. Por fim, mas não menos importante, o workshop analisou como preencher a lacuna entre os fundamentos que são comumente ensinados na escola e os resultados de pesquisas de ponta, que tendem a ser fascinantes para os alunos e para o público em geral.
A pesquisadora do ON, Dra. Josina Nascimento, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização do ON, participou do evento na sessão “ Portuguese-speaking community discussion”. Durante a sessão, Josina apresentou o Projeto “AstroEducadores ”, uma plataforma online voltada para o ensino de Astronomia, e o Projeto “Olhai pro Céu” , iniciativa do ON em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) que visa a formação continauda de professores para o ensino da Astronomia e envolvimento dos cidadãos através de observação do céu.
Além disso, Josina falou sobre como uma instituição de pesquisa como o ON pode contribuir com a formação dos professores de ensino fundamental e médio de todo o país, onde a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) reza o ensino de astronomia em todos os anos, desde o primeiro do ensino fundamental ao último do ensino médio.
"Foi uma grande honra participar dessa mesa-redonda com Rosa Doran e Álvaro Folhas (PLOAD-NUCLIO), Eduardo Penteado (OEA), Lara Rodrigues, Sara Anjos e Marcos Rincon. A discussão foi muito rica e vamos juntos em frente!”, destacou a pesquisadora.
Dra. Josina em apresentação no 4º Workshop Shaw-IAU
A sessão de língua portuguesa, da qual participou Josina, apresentou uma mesa-redonda com a presença de representantes da educação em astronomia atuantes em países de língua portuguesa. Além do Brasil, participaram dessa mesa representantes de Cabo Verde, Moçambique e Portugal.
Entre outros assuntos, a sessão abordou o status da astronomia nos currículos escolares, as principais necessidades por parte dos professores, os projetos disponíveis para que professores possam participar e como a comunidade dos países de língua portuguesa pode colaborar.