Notícias
Pesquisador e estudantes do ON representam o Brasil em workshop organizado por ESO e IAU
O pesquisador do Observatório Nacional, Dr. Marcelo Borges Fernandes, e os estudantes de mestrado em Astronomia do ON, Amanda Silva de Araújo e Marcos Soares, participaram de um workshop sobre interferometria organizado pelo ESO ( European Southern Observatory ) e pela União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês). O treinamento foi realizado na sede do ESO em Santiago, no Chile, de 10 a 21 de outubro.
O pesquisador Marcelo, que também coordena o Programa de Pós-Graduação em Astronomia do ON, participou como palestrante e membro do comitê organizador científico da escola, representando o Brasil.
A “ ESO - VLTI-How : The VLTI High angular resolution Observations Workshop ” foi a primeira escola realizada na América do Sul com foco na técnica da interferometria, que combina a luz de mais de um telescópio e permite obter imagens com uma alta resolução angular.
Equipe do ON no ESO - VLTI-How
Organizada pelo ESO e pela IAU, a escola predominantemente prática teve como objetivo treinar uma nova geração de cientistas do Chile e de países da América Latina sobre como acessar, analisar e usar dados VLTI - Interferômetro do ESO - para seus projetos de pesquisa. O programa também abordou tópicos importantes para o desenvolvimento de carreira, como redação de propostas de tempo de observação, busca de emprego e ética no trabalho. O workshop também teve como objetivo incentivar novas colaborações científicas entre as nações.
Participaram do treinamento cerca de 30 estudantes da América do Sul, entre eles, quatro do Brasil – sendo dois do Observatório Nacional.
“Foi uma oportunidade única para os estudantes aprenderem sobre os instrumentos de segunda geração do VLTI e também aprender como tratar os dados obtidos por esses instrumentos. É realmente importante os nossos alunos participarem de escolas desse tipo e eu fiquei muito feliz de ter sido convidado para integrar o comitê organizador da escola, sendo o representante do Brasil ao lado do pesquisador da USP, Alex Carciofi, e por ter sido convidado para ministrar uma palestra”, destacou Marcelo.