Notícias
Pesquisador do ON é condecorado com o Prêmio Carlos Alberto Dias
O Dr. Sergio Luiz Fontes, pesquisador da Coordenação de Geofísica (COGEO) e responsável pelo Laboratório de Geofísica Aplicada (LGC) do Observatório Nacional foi condecorado com o Prêmio Carlos Alberto Dias na cerimônia de abertura do 18th International Congress of the Brazilian Society of Geophysics and EXPOGEf. O evento da SBGf ocorreu entre os dias 16 e 19 de outubro na cidade do Rio de Janeiro.
Dr. Sergio Fontes recebe Prêmio Carlos Alberto Dias
O Prêmio Carlos Alberto Dias visa reconhecer profissionais e instituições que se destacam nas atividades relacionadas com a Geofísica no Brasil, e/ou que contribuem para o engrandecimento da Sociedade, apoiando ou se dedicando às suas iniciativas.
A condecoração é reservada para aqueles que, ao longo de suas carreiras, promoveram a excelência técnico-científica e o desenvolvimento da Geofísica Aplicada, com uma visão inovadora e empreendedora do papel da ciência e da tecnologia como instrumento formador do ser humano e promotor do desenvolvimento econômico. O Prêmio foi estabelecido em memória do Prof. Carlos Alberto Dias, responsável pela criação do Laboratório de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo (LENEP) do campus de Macaé da UENF.
“É muito gratificante receber um prêmio como este porque reconhece esses anos de trabalho do Observatório Nacional dedicados à Geofísica. Pessoalmente é importante, mas também é importante para o LGA, que tem mantido um bom nível de atuação, tanto com a academia quanto com o setor produtivo. Eu fico muito feliz de ter recebido o Prêmio Carlos Alberto Dias porque foi alguém que eu conheci e tive a oportunidade de trabalhar junto desde 1977 na criação da primeira minuta do estatuto da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf), que completou 45 anos em outubro de 2023”, destacou Sergio.
Falando especialmente do professor Carlos Alberto Dias, Sergio o destacou como alguém imprescindível:
“Existe um conceito que Bertolt Brecht introduziu que diz: ‘Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis’. Eu considero o Dias uma dessas pessoas imprescindíveis. Ele criou a pós-graduação em geofísica na Bahia, no Pará, depois ajudou na fundação da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), criou o LENEP, e agora, já no final da vida, voltou para o Pará para criar um campus avançado da UFPA em Salinas, sua terra natal. Então, o Dias é alguém que eu tenho muita admiração. Por isso, ganhar um prêmio com o nome dele aumenta a minha responsabilidade, eu tenho que merecer isso”, concluiu Sergio.
No ON, o Dr. Sergio Fontes está à frente do Laboratório de Geofísica Aplicada (LGA), que busca promover a realização de pesquisas e serviços na área de geociências, com o uso de métodos geofísicos, em busca de soluções para problemas de interesse acadêmico, social e econômico. O LGA coordena projetos de infraestrutura multi-usuário como o Pool de Equipamentos Geofísicos do Brasil (PEG-Br) e a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).
Além de exercer a formação de recursos humanos, o Laboratório atua em parcerias com instituições públicas, privadas e universidades, sendo credenciado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil) para realizar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI), relacionados com a área de petróleo e gás, e também para atuar como EAD (Empresa de Aquisição de Dados).
Prêmio Carlos Alberto Dias