Notícias
ON participa da Comparação Internacional de Gravimetria Absoluta de 2023
O Laboratório de Gravimetria do Observatório Nacional (LabGrav/ON) participou com êxito da Comparação Chave CCM.G-K2.2023, que ocorreu no período de 21 de agosto a 5 de outubro de 2023 no Observatório Geofísico de Table Mountain (Colorado, EUA).
O padrão primário da grandeza gravidade do Brasil, o gravímetro absoluto Micro-g LaCoste FG-5 #223, foi submetido a comparações com outros 34 gravímetros absolutos pertencentes a instituições de 31 países.
Essas nações aderem à Convenção do Metro e desejam estabelecer formalmente suas competências na determinação da grandeza “gravidade”, bem como assegurar o reconhecimento mundial das medições gravimétricas realizadas em seus países para os mais variados fins científicos e industriais.
O Tecnologista Daniel Quaresma, da Coordenação de Geofísica (COGEO), foi o responsável pela operação do FG-5 #223 nesta Comparação Chave, organizada nos EUA pela National Oceanic and Atmospheric Administration – NOAA, em que o Laboratório Piloto foi o National Institute of Standards and Technology – NIST.
Tecnologista Daniel Quaresma da COGEO opera o gravímetro absoluto FG-5 #223
durante a Comparação Chave Internacional CCM.G-K2.2023.
Esta é a terceira participação do Observatório Nacional em uma Comparação Chave Internacional de Gravimetria Absoluta (ICAG na sigla em inglês). As duas primeiras ocorreram em 2003 e 2013, organizadas pela Universidade de Luxemburgo, em que o Laboratório Federal de Metrologia da Suíça (METAS) atuou como Laboratório Piloto de ambas.
Todas as ICAGs são coordenadas pelo Bureau International des Poids et Mesures - BIPM. As participações periódicas em Comparações Chave da grandeza gravidade são obrigatórias à formalização pelo LabGrav/ON de cumprimento de alguns requisitos da Norma ABNT NBR ISO 17025:2017, base do Sistema de Gestão da Qualidade instituído no laboratório.
Anteriormente, em agosto deste ano, o SGQLabGrav foi submetido a uma Auditoria Interna, cujos resultados foram bastante satisfatórios. Em junho do próximo ano, haverá uma nova auditoria internacional, denominada Peer Review 2024, em que dois especialistas de duas Instituições Nacionais de Metrologia estrangeiras avaliarão a competência demonstrada pelo LabGrav/ON em metrologia da gravidade terrestre.
O êxito neste novo marco avaliatório demonstrará a capacidade do LabGrav/ON de executar medições do campo da gravidade terrestre exibindo a melhor Capacidade de Medição e Calibração do País, ou seja, a capacidade de realizar medições da gravidade terrestre com a menor incerteza associada.
Além disso, autorizará o ON a registrar esta CMC no Sistema Interamericano de Metrologia. Em consequência, o BIPM publicará essas incertezas e respectivas CMC, incluindo o LabGrav/ON no Acordo de Reconhecimento Mútuo (MRA) articulado no Brasil pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro. Assim, ficará demonstrada a capacidade do LabGrav/ON de executar medições do campo da gravidade terrestre com qualidade equivalente à de laboratórios de outros países, e de assegurar a rastreabilidade dessas medições ao Sistema Internacional de Unidades.
De acordo com o pesquisador responsável pelo Laboratório de Gravimetria do ON, o Dr. Mauro Andrade, a participação do Laboratório de Gravimetria do ON em ICAG 2023 foi importante para a manutenção da rastreabilidade nacional:
“A comparação internacional é o parâmetro base da qualidade dos serviços de calibração e ensaio em gravimetria disponibilizados pelo Observatório Nacional. O processo fornece robustez à base de dados gravimétricos do Instituto e auxilia a consolidar o Brasil como detentor de um centro de excelência em gravimetria no Hemisfério Sul. Além de propiciar novos paradigmas de pesquisa científica, a certificação reconhecida do LabGrav/ON traz consequências importantes ao Comércio Exterior, pois impede barreiras técnicas às exportações brasileiras de serviços e manufaturas produzidos no País. É necessário enfatizar o quão honroso e meritório será para o Observatório Nacional e para o MCTI o reconhecimento formal da competência de um laboratório federal brasileiro na realização da grandeza gravidade terrestre”, destacou Andrade.
As Comparações Chaves de Gravimetria Absoluta ocorrem periodicamente somente no Hemisfério Norte e reúnem especialistas de todo o mundo para comparar resultados experimentais produzidos por seus gravímetros absolutos, discutir e avançar novos modelos científicos de medição da gravidade, novas tecnologias e protocolos comuns de aquisição e redução de dados gravimétricos.
Planeja-se, em futuro próximo, inserir o LabGrav/ON no mapa de realizações físicas de ICAGs, ao sediar uma Comparação Chave Internacional no País no campus compartilhado de Vassouras.
Abaixo estão algumas fotos do gravímetro Micro-g LaCoste FG-5 #223 em operação nos quatro pilares de medição AG, AH, AI e AS no Observatório Geofísico de Table Mountain durante a Comparação Chave Internacional CCM.G-K2.2023.
Gravímetro Micro-g LaCoste FG-5 #223