Notícias
ON/MCTI recebe novos discentes da pós-graduação
Na manhã desta quarta-feira (6), o Observatório Nacional (ON/MCTI) deu as boas-vindas aos novos discentes do Programa de Pós-Graduação da instituição. Organizado pela Divisão de Programas de Pós-Graduação (DIPPG/ON) e com apoio da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP/ON), o evento foi realizado no Auditório do Prédio Emmanuel Liais, no ON.
O chefe da DIPPG e coordenador do Programa de Pós-graduação em Astronomia, Dr. Marcelo Borges Fernandes, deu as boas-vindas aos estudantes e destacou na abertura do evento que a ideia de fazer uma recepção para os novos discentes surgiu porque uma grande parte dos estudantes ingressou no programa de pós-graduação de Astronomia e Geofísica depois do início da pandemia de Covid-19. Então, ainda não conheciam o ON de forma presencial.
Chefe da DIPPG, Dr. Marcelo Borges Fernandes dá as boas-vindas aos estudantes
Em seguida, o diretor do Observatório, Dr. Jailson Souza de Alcaniz, enfatizou em sua fala que a diretoria do ON está empenhada em expandir o programa de pós-graduação e, assim, melhorar a qualidade da pesquisa científica que é feita na instituição.
Diretor do ON, Jailson Alcaniz
A gestora da DICOP, Dra. Josina Nascimento, apresentou aos novos discentes uma breve história do ON que em 2022 completa 195 anos. Conforme destacou Josina, o ON é uma das instituições de pesquisa mais antigas do Brasil e hoje atua em três grandes áreas: Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência. Ela falou também sobre a criação do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) por pesquisadores da casa e que hoje são grandes parceiros do ON. Por fim, a tecnologista sênior do Observatório ressaltou a vocação da instituição para a formação de profissionais e pesquisadores e para a divulgação e popularização da ciência.
Dra. Josina Nascimento, gestora da DICOP/ON apresenta história do ON
Após a apresentação de Josina, o Dr. Marcelo Borges Fernandes falou especificamente sobre o Programa de Pós-Graduação e sua estrutura. Ele contou que a pós do ON foi criada em 1973, como um programa único que atuava nas áreas de astronomia, astrofísica e geofísica. Foi somente em 1999 que o programa foi dividido em astronomia e geofísica, como é atualmente. De 1981 até hoje, a astronomia já formou 149 mestres e 122 doutores e a geofísica 131 mestres e 71 doutores.
A Coordenação de Geofísica (COGEO) foi apresentada pelo Dr. Sergio Luiz Fontes, chefe substituto da DIPPG. Além de contar um pouco da história da geofísica na instituição, ele apresentou as três redes geofísicas do ON – Rede Gravimétrica Brasileira, Rede Geomagnética e Rede Sismográfica Brasileira – e os Laboratórios de Geotermia, de Petrofísica e de Paleomagnetismo e Mineralogia Magnética, que está em fase de implantação.
Dr. Sergio Fontes apresenta Geofísica do ON
Por fim, a Dra. Simone Daflon apresentou aos discentes a Coordenação de Astronomia e Astrofísica (COAST), sob sua coordenação atualmente. Conforme ela destacou, a COAST hoje realiza pesquisas nas áreas de Ciências Planetárias, Astrofísica Estelar, Astrofísica Galáctica e Extragaláctica e Cosmologia. A astrônoma destacou ainda os grandes levantamentos astronômicos que o ON colabora: J-PLUS, J-PAS e S-PLUS. Ainda, falou sobre o Projeto IMPACTON (Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra no Observatório Nacional) do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), que pertence ao ON.
Dra. Simone Daflon apresenta a COAST
Após as apresentações, os discentes fizeram uma visita ao campus do ON, passando pela DIPPG, COAST, COGEO, e pela Divisão da Sala da Hora. Eles também visitaram a cúpula da luneta 46.
Assista aqui o vídeo de "Boas-Vindas aos estudantes da pós-graduação do ON."