Notícias
ON/MCTI celebra 195 anos em cerimônias especiais nos dias 10 e 11/11
No dia 15 de outubro deste ano, o Observatório Nacional completou 195 anos de história e de contribuição para a ciência, tecnologia e inovação. Em razão desta memorável data, foram realizadas nos dias 10 e 11 de novembro cerimônias especiais para celebrar o aniversário do ON e destacar seu protagonismo no cenário científico e tecnológico nacional e internacional.
Na cerimônia do dia 10 de novembro, houve palestras, homenagem aos funcionários e colaboradores, descerramento da Placa Comemorativa aos 195 anos e lançamento do livro “Espelho Cristalino - Um Observatório no Sertão de Itaparica” – de autoria da servidora do ON, Dra. Teresinha Rodrigues.
Diretor do ON, Dr. Jailson Alcaniz, na abertura do evento
Na abertura do evento, o diretor do Observatório Nacional, Dr. Jailson Souza de Alcaniz, destacou a importância da data:
"Hoje é um dia de celebração. Afinal, não é todo dia que uma instituição completa 195 anos. Então, para a comunidade do Observatório Nacional essa é uma data de muito orgulho. Mas este também é um dia de agradecimento. Este instituto se tornou uma instituição estruturada e com grande inserção nacional e internacional em suas áreas de atuação, desempenhando sua missão com muita propriedade na sociedade brasileira, graças ao corpo de servidores e colaboradores do ON."
Além de Jailson, compuseram a mesa de abertura da cerimônia o Ministro do Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim; o secretário-executivo do MCTI, Sérgio Freitas de Almeida; e o subsecretário das Unidades Vinculadas (Substituto) do MCTI, Cesar Augusto do Carmo. A mediação foi feita pela pesquisadora e gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP/ON), Dra. Josina Nascimento.
"Das unidades de pesquisa do MCTI, o Observatório Nacional é a mais antiga. É uma lista muito grande de pessoas que fizeram o ON se tornar o que é hoje. Falando como carioca, o Observatório é um patrimônio do Rio. As crianças vêm aqui e se encantam pela ciência", descreveu o ministro Paulo Alvim em sua fala.
Ministro do Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim discursa na abertura do evento
Após as falas de abertura, a servidora do ON, Dra. Teresinha Rodrigues, ministrou a palestra “195 anos e além, porque a ciência é necessária” , em que contou um pouco sobre a trajetória do ON, cuja história se confunde com a própria história do desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil e em muitos casos com a história do Brasil. Em sua palestra, Teresinha também apontou alguns marcos que vieram a determinar a trajetória do ON e a sua visão de futuro.
Ao longo de sua história, o Observatório Nacional participou da gênese de duas outras instituições do MCTI que se tornaram referências em suas áreas de pesquisa: o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Como forma de homenagear essas instituições, o diretor Dr. Jailson Alcaniz, entregou, durante a cerimônia, placas comemorativas ao diretor do LNA, Dr. Wagner José Corradi Barbosa, e ao diretor do MAST, Dr. Marcio Ferreira Rangel, com o seguinte texto: “Aos servidores e colaboradores do MAST/LNA como símbolo da parceria e amizade entre as nossas instituições”.
Homenagem do ON ao MAST e ao LNA
Após as homenagens, os pesquisadores do ON, Dr. Fernando Roig, Dr. Sérgio Fontes e Dr. Ricardo José de Carvalho ministraram a palestra “O protagonismo do ON no cenário científico e tecnológico nacional e internacional”.
Roig apresentou, entre outras coisas, os projetos e levantamentos astronômicos dos quais o ON participa na área de Astronomia – com ênfase para o J-PAS (Javalambre Physics of the Accelerating Universe Survey) –, ressaltou como a instituição vem se adaptando aos novos paradigmas e apresentou o IMPACTON (Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra no ON), projeto dedicado ao estudo de pequenos corpos do Sistema Solar que opera o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), em Itacuruba, Pernambuco. Por fim, Roig também destacou a importância da comunicação e da popularização da ciência. ( Acesse aqui a apresentação)
Dr. Fernando Roig apresenta projetos dos quais o ON participa na área de Astronomia
O Dr. Sergio falou sobre a atuação do ON na Geofísica, enfatizando o pioneirismo da instituição nessa área de pesquisa. O pesquisador listou as parcerias do ON com empresas do setor público e privado; apresentou as redes nacionais de geofísica e laboratório pelos quais o ON é responsável; falou sobre o importante papel dos Observatórios Magnéticos mantidos pelo ON (Vassouras/RJ e Tatuoca/PA); entre outros tópicos. Sergio também abordou em sua apresentação o Programa de Pós-Graduação do ON que já formou mais de 130 mestres e 70 doutores em Astronomia e Geofísica. ( Acesse aqui a apresentação)
Dr. Sergio Fontes apresenta a Coordenação de Geofísica do ON
Por fim, o Dr. Ricardo falou sobre a atuação do ON em Metrologia em Tempo e Frequência por meio da Divisão de Serviços da Hora Legal Brasileira (DISHO/ON). O ON tem um papel fundamental na geração, conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira e também presta serviços relevantes nessa área, como o serviço de sincronização certificada e de calibração. Além disso, o ON recebeu do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) a designação como instituição de referência em Tempo e Frequência, conforme destacou Ricardo em sua palestra. ( Acesse aqui a apresentação)
Dr. Ricardo José de Carvalho em palestra sobre a Divisão de Serviços da Hora Legal Brasileira
Após as palestras, os convidados participaram do descerramento da placa comemorativa aos 195 do Observatório Nacional, que foi instalada ao lado da cúpula da Luneta Equatorial 46 do ON.
Descerramento da placa comemorativa aos 195 do Observatório Nacional
Ainda como parte das comemorações, a direção do ON homenageou os servidores com mais de 38 anos de serviços prestados com placas comemorativas. Ao receberem a homenagem, os funcionários do ON expressaram seu orgulho e gratidão por fazerem parte dessa instituição de referência.
Para encerrar as comemorações no ON, o público prestigiou o lançamento do livro “ Espelho Cristalino - Um Observatório no Sertão de Itaparica” – de autoria da servidora do ON, Dra. Teresinha Rodrigues. A obra traz um relato empolgante sobre a implantação de um observatório astronômico na região semiárida do Brasil.
Lançamento do livro “Espelho Cristalino - Um Observatório no Sertão de Itaparica”
Assista aqui a cerimônia e as palestras do dia 10 de novembro.
Acesse aqui a galeria de fotos do evento
Servidores, colaboradores e convidados celebram 195 anos do ON
MAST também celebra 195 anos do ON
No dia 11 foi a vez do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), que divide o campus com o ON, homenagear o Observatório. Nesta cerimônia, houve mesas de debate sobre divulgação e popularização da Ciência, organização do arquivo histórico do Observatório Nacional e sua presença em exposições. Compuseram a mesa de abertura o diretor do ON, Jailson Alcaniz; o diretor do MAST, Márcio Rangel; e a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da UNIRIO, Sabina Luz.
Mesa de abertura da celebração dos 195 anos do ON no MAST
Em seguida, na mesa da Coordenação de Educação e Popularização da Ciência (COEDU/MAST), a pesquisadora Sibele Cazelli ministrou a palestra “Museu e unidade de pesquisa: um projeto precursor”, e o pesquisador Douglas Falcão fez uma apresentação sobre “Divulgação da ciência a partir de instrumentos históricos de ciência”.
Já na mesa 2, organizada pela Coordenação de Pesquisa e Arquivo (COPEA) e pela Coordenação de Museologia (COMUS), o pesquisador Everaldo Frade falou sobre a organização do arquivo histórico do ON e sobre a pesquisa histórica e arquivística como instrumentos de resgate da memória de uma instituição quase centenária. Ainda nesta mesa, a pesquisadora Maria Celina e Mello, do Museu Imperial, ministrou a palestra “A trajetória de um arquivo considerado ‘fundo fechado’: o Arquivo do Observatório Nacional”. Depois, foi a vez da pesquisadora Maria Lucia Loureiro falar sobre as coleções do ON no MAST.
A COPEA também organizou a mesa 3, que contou com a participação das pesquisadoras Marta de Almeida – que abordou a presença do ON nas exposições no processo de consolidação republicana do Brasil – e Heloísa Gesteira – que apresentou a palestra “As ‘ciências de observatórios’ e a configuração do espaço imperial (1750-1850).”
Clique aqui para saber mais sobre a história e a atuação do Observatório Nacional nesses 195 anos.
A cerimônia de celebração dos 195 anos do ON também foi notícia do site do MCTI. Acesse aqui .