Notícias
Observatório Nacional anuncia vencedores do Prêmio de Melhor Tese de Doutorado Edição 2024

Como parte das celebrações pelo seu ducentésimo aniversário, o Observatório Nacional (ON/MCTI) instituiu, através do seu Programa de Pós-graduação, o Prêmio Observatório Nacional de Melhor Tese de Doutorado, em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Computação Científica (FACC).
Na última terça-feira, 18 de fevereiro, o ON divulgou os vencedores do Prêmio - Edição 2024. A premiação reconhece as melhores teses nas áreas de Astronomia & Astrofísica e Geofísica, destacando trabalhos de grande relevância científica e tecnológica.
Cada tese contribuiu significativamente para o avanço do conhecimento em suas respectivas áreas, refletindo o alto nível de pesquisa e dedicação dos candidatos.
Vencedores
Astronomia & Astrofísica
A comissão de seleção, composta pela Dra. Adriana Valio (Mackenzie), Dra. Elisabete Gouveia Dal Pino (IAG/USP) e Dr. Saulo Carneiro (UFBA), avaliou dez teses submetidas na área e destacou a alta qualidade dos trabalhos apresentados. A tese vencedora foi:
-
"Challenging the Kerr hypothesis with scalar fields, tidal forces and shadows", de Dr. Haroldo Cilas Duarte Lima Junior, orientado pelo Prof. Dr. Luis Carlos Bassalo Crispino (UFPA) e apresentada no Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Geofísica
A seleção das sete teses submetidas na área foi realizada pelos Dr. George Sand Leão de Araújo França (IAG/USP), Dr. Jessé Carvalho Costa (IG/UFPA) e Dr. Ricardo Ivan Ferreira da Trindade (IAG/USP). A tese vencedora foi:
-
"Influência da Herança Estrutural do Embasamento na Evolução da Bacia Rio do Peixe através de Abordagens Geofísicas e Geológicas", da Dra. Gilsijane Vieira Ramos, orientada pelo Prof. Dr. David Lopes de Castro (DG/UFRN) e coorientada pelo Prof. Dr. David Lino Vasconcelos (LAPEP/UFCG), apresentada no Programa de Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica (PPGG) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Sobre o prêmio
O Prêmio Observatório Nacional de Melhor Tese de Doutorado é uma iniciativa em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Computação Científica (FACC) e tem como objetivo incentivar e reconhecer a excelência na pesquisa acadêmica. As teses foram avaliadas com base em sua relevância científica, tecnológica e inovadora, além da qualidade das publicações decorrentes dos trabalhos.
Os autores das melhores teses em cada área receberão um prêmio de R$ 5.000,00, dado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Computação Científica (FACC), além de um certificado de premiação para o autor e o orientador. A entrega ocorrerá em uma cerimônia na sede do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro, em data a ser definida.