Notícias
OASI do ON/MCTI recebe a VI Expedição do Semiárido
O Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), situado no município de Itacuruba, Pernambuco, recebeu no dia 14 de julho os integrantes da VI Expedição do Semiárido , um projeto do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e outras instituições da região. Os visitantes cumpriram um roteiro de oito dias de visitas a locais de interesse nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
No OASI, os integrantes da expedição foram recebidos pelos técnicos Airton Santiago e Juliano dos Santos, que mostraram as instalações do observatório e os princípios de operação remota do telescópio de espelho principal de 1 metro de diâmetro, o segundo maior situado em solo brasileiro. Além disso, o grupo pôde explorar o telescópio robótico, que permite a colaboração com outras instituições e projetos do ON.
Crédito: divulgação/INSA.
O OASI faz parte do projeto IMPACTON (Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra no Observatório Nacional – ON), que tem como objetivo a instalação e operação de um observatório astronômico dedicado à pesquisa de pequenos corpos do Sistema Solar.
A Expedição do Semiárido é um projeto cujo objetivo é estimular a troca de conhecimentos sobre aspectos ambientais, sociais, antropológicos, históricos, econômicos e culturais em diferentes municípios do Semiárido. Os participantes são alunos de ensino médio e profissionalizante, alunos de graduação e pós-graduação e agricultores. Para participar da Expedição, os alunos são escolhidos por meio de concurso de redação, artigo científico ou relato de práticas produtivas e inovadoras.