Notícias
Laboratório de Gravimetria do ON instala novas estações gravimétricas absolutas no RJ
A equipe do Laboratório de Gravimetria (LabGrav) do Observatório Nacional está implantando novas estações gravimétricas absolutas no Estado do Rio de Janeiro, em áreas ainda pouco estudadas do território fluminense. Essas estações medem a aceleração da gravidade local e o seu gradiente vertical – variação do valor da aceleração da gravidade causada por fatores como a latitude, altitude e a heterogeneidade da densidade da crosta terrestre.
O foco desta campanha gravimétrica são as regiões de topografia mais acidentada do Estado, bem como as fronteiras sudeste, norte e nordeste do Estado.
De acordo com o pesquisador responsável pelo Laboratório de Gravimetria do ON, Dr. Mauro Andrade, um dos principais desafios da gravimetria terrestre é realizar medições em regiões montanhosas. Em geral, as medições terrestres ocorrem ao longo de estradas e caminhos mais acessíveis, que percorrem – preferencialmente – os vales de uma região.
“Como resultado disso, há uma subamostragem do campo da gravidade em regiões montanhosas, o que introduz um viés desnecessário nos mapas de anomalias da gravidade da área mapeada, e o Estado do Rio de Janeiro não é exceção. Esta situação é facilmente evitável, e será brevemente atenuada com essa campanha do Laboratório de Gravimetria”, destacou Mauro.
Mapa de distribuição das estações gravimétricas absolutas implantadas no Estado do Rio de Janeiro. Em destaque, as estações implantadas em 2022. Autor: Prof. Dr. Juarez Lourenço (LabGrav)
Conforme destacou Mauro, essas novas medições do campo da gravidade constituem contribuições importantes do Observatório Nacional ao projeto International Terrestrial Gravity Reference and Frame. Além disso, tanto a distribuição geográfica como a distribuição dimensional destas estações gravimétricas encontram-se bem próximas do que é adequado para subsidiar qualquer iniciativa de utilização de dados gravimétricos em aplicações geofísicas, geodésicas e metrológicas no Estado do Rio de Janeiro.
Essas novas estações irão compor a Rede Gravimétrica Fundamental Brasileira (RGFB), implantada e mantida pelo ON desde 1978. A RGFB consiste em um acervo integrado de medições muito precisas e exatas da aceleração da gravidade local em diferentes locais no Brasil. Atualmente, são 534 estações gravimétricas distribuídas por todo o país, cujos dados são utilizados em levantamentos gravimétricos que atendem os setores público e privado, laboratórios metrológicos e instituições científicas, incluindo o Bureau Gravimétrique Internacional (BGI) – agência que visa melhorar o conhecimento global do campo gravitacional da Terra através da coleta, homogeneização e validação de todas as medidas de gravidade disponíveis (relativas e absolutas).
Em agosto deste ano, a equipe do LabGrav já havia implantado novas estações gravimétricas absolutas nas regiões Centro-Sul Fluminense e Médio Paraíba do estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais ( Saiba mais ).