Notícias
Inscrições para apresentação de pôsteres no Ciclo de Cursos Especiais termina dia 11 de agosto; inscrições sem apresentação de trabalhos vão até 15 de agosto
Termina nesta sexta-feira, 11 de agosto, o prazo para envio de resumos para apresentação de pôsteres no Ciclo de Cursos Especiais (CCE). A 22ª edição do CCE acontece de 21 a 24 de agosto, no Observatório Nacional. O evento, voltado a estudantes de pós-graduação e pesquisadores das áreas de astronomia, astrofísica e cosmologia, oferece minicursos em temáticas como Astrofísica Extragaláctica, Astrofísica Estelar e Galáctica, Cosmologia e Ciências Planetárias. As inscrições gerais para o evento, sem submissão de trabalhos, podem ser feitas até o dia 15 de agosto.
O CCE é realizado anualmente pelo Observatório Nacional e cada Ciclo oferece tópicos atuais de astrofísica extragaláctica, astrofísica estelar e galáctica, cosmologia e ciências planetárias, abordados em minicursos com seis horas de duração, ministrados por pesquisadores de renome internacional e de reconhecida competência didática. Os cursos são gratuitos, apresentados em inglês e os participantes recebem certificado.
Esta edição do CCE traz os convidados:
Dr. R. Paul Butler (Carnegie Institution of Washington, EUA), que ministrará o curso "Statistical Properties of Exoplanets from Radial Velocity Surveys" - Um dos mais experientes e bem-sucedidos astrônomos na detecção de exoplanetas através do método de velocidades radiais. Foi responsável, no ano de 1996, pela descoberta de alguns dos primeiros planetas extrassolares. Desde então, contribuiu para a descoberta de cerca de metade dos planetas encontrados através de velocidades radiais e, recentemente, publicou um artigo que apresenta 117 novos candidatos a planetas.
Dr. Christopher Conselice (University of Nottingham, Reino Unido), responsável pelo curso "Observing the Formation and Evolution of Galaxies over 13 Billion Years" - Especialista em evolução de galáxias, trabalha com o desenvolvimento dos parâmetros CAS, fundamentais atualmente na classificação morfológica de galáxias. Foi cofundador do projeto CANDELS, até hoje o maior projeto concedido pelo telescópio espacial Hubble. Participou também do projeto GSN (GOODS NICMOS Survey), que observou algumas das galáxias mais massivas do Universo no infravermelho, permitindo o estudo a evolução das galáxias até redshift 3.
Dr. Patrick Michel (Observatoire de la Cote d' Azur, França), com o curso "Impacts in the Solar System" - Especialista em dinâmica e colisões no Sistema Solar. É também o principal investigador da Missão AIM, que está sendo proposta para a Agência Espacial Europeia para avaliar os efeitos de um impacto artificial para desviar algum possível asteroide em rota de colisão.
Dr. Nikhil Padmanabhan (Princeton University, EUA), que ministrará o curso "The cosmic signatures of the Baryonic Acoustic Oscillations" - Cósmólogo, apresenta uma das principais técnicas que pode desvendar os segredos da Energia escura.
Mais informações estão disponíveis na página do evento , onde também são feitas as inscrições e a submissão dos resumos.
Texto: Alba Bozi
AIr Jordan Outdoor Basketball Shoes