Notícias
Estudantes de Pós-Graduação do ON/MCTI são contemplados com Bolsa Nota 10 da FAPERJ
Estudantes do Programa de Pós-Graduação do Observatório Nacional – unidade de pesquisa do MCTI – foram contemplados pelo programa Bolsa Nota 10 da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).
A FAPERJ divulgou na quinta-feira (1º) a relação dos contemplados na segunda janela anual de inscrições do programa "Bolsa Nota 10". Segundo a fundação, foram concedidas 60 bolsas na modalidade "Mestrado Nota 10" e 44 bolsas na modalidade "Doutorado Nota 10".
O programa Bolsa Nota 10 da FAPERJ é concedido para os programas de pós-graduação considerados de excelência. São bolsas com valores diferenciados dos da CAPES e do CNPq para os alunos que tiveram destaque no seu desempenho acadêmico, o que destaca a pesquisa do ON, tanto na Astronomia quanto na Geofísica.
Mestrado Nota 10
Foram contemplados com a Bolsa de Mestrado Nota 10 os estudantes Beatriz Lessa de Jesus (Geofísica), orientada pelo pesquisador Dr. Fábio Pinto Vieira, e Vinicius dos Santos Bessa Ribeiro (Astronomia), orientado pelo pesquisador Dr. Renato de Alencar Dupke.
A pesquisa da estudante Beatriz Lessa de Jesus analisa as características térmicas da Bacia de Campos, localizada na Região Sudeste do Brasil, e está relacionada com a avaliação de seus recursos energéticos.
Já a pesquisa de Vinicius dos Santos Bessa Ribeiro busca avaliar o estado dinâmico do aglomerado de galáxias SPT-CL J2215-3537, identificado recentemente como o aglomerado relaxado mais distante usando o critério symmetry–peakiness–alignment (SPA). O estudo busca checar o grau de relaxamento do aglomerado através de um conjunto de análises robustas.
Doutorado Nota 10
Já na Bolsa de Doutorado Nota 10, foram contemplados os estudantes: MSc. Ellen Costa de Almeida (Astronomia), orientada pelo pesquisador Dr. Luan Ghezzi Ferreira Pinho, e MSc. Rodrigo Alberti (Geofísica), orientado pelo pesquisador Dr. Emanuele Francesco La Terra.
A pesquisa da MSc Ellen Costa de Almeida é na área de astrofísica estelar. A pesquisadora busca determinar a abundância de elementos fundamentais para a vida na Terra, como carbono, oxigênio e enxofre, em estrelas parecidas com o Sol para tentar entender se estes elementos influenciam na habitabilidade de planetas ao redor dessas estrelas.
Já a pesquisa do MSc. Rodrigo Alberti tem como objetivo investigar o controle estrutural e tectônico no processo de alteração hidrotermal das rochas reservatório de hidrocarbonetos do Pré-Sal da Bacia de Campos. O intuito é desenvolver modelos preditivos para identificar zonas favoráveis à alteração hidrotermal, com base nas configurações tectônicas e estruturais.
Os gestores dos Programas de Pós-Graduação do ON destacaram:
“O programa Bolsa Nota 10, além de premiar os alunos com excelente desempenho, também é uma forma de prestigiar as pós-graduações que têm nota 5, 6 e 7 na avaliação da CAPES. Assim, como o programa de Pós-Graduação em Astronomia do ON tem nota 6, nós fomos beneficiados com essas bolsas”, destacou o Dr. Marcelo Borges Fernandes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Astronomia do ON.
Conforme destacou o coordenador da Pós-Graduação em Geofísica do ON, Dr. Vanderlei Coelho de Oliveira Jr., a pós em Geofísica do ON tem nota 5 na CAPES e é reconhecida pela excelência acadêmica.
"A bolsas da FAPERJ destacam-se como uma das principais fontes de apoio financeiro para estudantes com notável desempenho acadêmico. A cada ano, o PPGG-ON realiza um processo seletivo para identificar uma(um) estudante de doutorado e uma(um) de mestrado que se destacam em suas respectivas áreas. A concessão dessas bolsas representa um importante incentivo para as(os) participantes e contribui significativamente para a formação de futuras(os) mestras(es) e doutoras(es) de excelência no programa. Estamos orgulhosos de apoiar nossas(os) estudantes via Bolsa Nota 10 e comprometidos em continuar promovendo a excelência acadêmica e a pesquisa de ponta em Geofísica", acrescentou.
Sobre o Programa Bolsa Nota 10 da FAPERJ
O programa Bolsa Nota 10 da FAPERJ tem como objetivo incentivar os programas de pós-graduação de excelência do Estado do Rio de Janeiro, mediante a concessão de bolsas com valores diferenciados a alunos de mestrado e doutorado com destacado desempenho acadêmico.
As bolsas do programa contemplam apenas os últimos 12 meses de curso para os alunos de mestrado e os últimos 24 meses de curso para os alunos de doutorado.
Para serem contemplados, os proponentes precisam ser alunos de programas de pós-graduação stricto sensu com conceitos 5, 6 ou 7, na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)