Notícias
Estudantes da Pós-Graduação do ON/MCTI são contemplados com Bolsa Nota 10 da FAPERJ
Estudantes do Programa de Pós-Graduação do Observatório Nacional – unidade de pesquisa vinculada ao MCTI – foram contemplados pelo programa Bolsa Nota 10 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Na quinta-feira (13), a FAPERJ divulgou a relação dos contemplados na segunda janela anual de submissão de projetos do Programa de Mestrado e Doutorado Bolsa Nota 10 – 2022. Segundo a fundação, foram concedidas 65 bolsas na modalidade "Mestrado Nota 10" e 36 bolsas na modalidade "Doutorado Nota 10", totalizando 101 bolsas.
O programa Bolsa Nota 10 da FAPERJ é concedido para os programas de pós-graduação considerados de excelência, com valores diferenciados dos da CAPES para os alunos que tiveram destaque no seu desempenho acadêmico, o que destaca a pesquisa do ON.
O estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Astronomia do ON (PPGA/ON), Marcos Felipe Silva Soares, orientado pela pesquisadora Dra. Simone Daflon, foi um dos contemplados com a Bolsa de Mestrado Nota 10.
O estudante de doutorado do PPGA/ON, MSc. Chrystian Luciano Pereira, orientado pelo pesquisador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR) e docente da pós-graduação do ON, Dr. Felipe Braga Ribas, foi contemplado com a Bolsa de Doutorado Nota 10.
“O programa Bolsa Nota 10, além de premiar os alunos com excelente desempenho, também é uma forma de prestigiar as pós-graduações que têm nota 5, 6 e 7 na avaliação da CAPES. Assim, como o programa de Pós-Graduação do ON tem nota 6, nós fomos beneficiados com essas bolsas”, destacou o Dr. Marcelo Fernandes Borges, coordenador do PPGA.
Agraciados e orientadores celebram Bolsa Nota 10
Conforme destacou o mestrando Marcos Felipe, a bolsa permite que a pesquisa astronômica brasileira continue a prosperar com mais resultados que preenchem as lacunas do conhecimento humano sobre o universo:
“Agradeço ao Observatório Nacional e a Faperj pela oportunidade”, disse Marcos. “Minha pesquisa se baseia em uma análise espectroscópica de alta resolução de estrelas do tipo B, dentre as mais massivas do aglomerado aberto NGC 3766. O interesse principal do estudo é procurar uma assinatura química que indique que as estrelas deste aglomerado possam ter passado por processos de Merger. Para isso, iremos estimar a temperatura efetiva, gravidade superficial, a velocidade de rotação projetada, velocidade de microturbulência e velocidade de macroturbulência, além de abundâncias de Silício, Oxigênio, Carbono e Nitrogênio – importantes parâmetros na caracterização da atmosfera estelar.”
A orientadora de Marcos, Dra. Simone Daflon, destacou que a bolsa Nota 10 da FAPERJ é um reconhecimento pelo bom desempenho dos alunos de pós-graduação do estado do Rio de Janeiro:
“Dessa forma, qualquer pessoa se sente feliz ao ver seu trabalho reconhecido e valorizado, e isso é muito importante para reforçar o compromisso entre os alunos, os orientadores e o programa”, completou.
Já Chrystian, agraciado com a Bolsa de Doutorado Nota 10, explicou que seu projeto consiste em observações e análises de ocultações estelares, que é quando um pequeno corpo do Sistema Solar passa em frente a uma estrela:
“Além de permitir a determinação com grande precisão das propriedades físicas do objeto ocultador, essa técnica permite que as regiões próximas a esse corpo sejam estudadas em busca de material adicional confinado em anéis. Nesse contexto, minha pesquisa consiste em observar, analisar e determinar limites para a detecção de novas estruturas ao redor de pequenos corpos do Sistema Solar”, explicou.
O orientador de Chrystian, Dr. Felipe Braga, ressaltou que ter um aluno agraciado com uma Bolsa Nota 10 da FAPERJ mostra que se está no caminho certo e, ao mesmo tempo, permite um aprofundamento maior da pesquisa:
“Quando decidimos orientar um doutorando, depositamos nele uma grande responsabilidade. O sucesso do projeto depende muito da dedicação e capacidade do aluno. Ter o aluno agraciado com uma Bolsa Nota 10 da FAPERJ nos mostra que estamos no caminho certo, além de dar um suporte financeiro importante para um maior aprofundamento da pesquisa”, completou.
Sobre o Programa Bolsa Nota 10 da FAPERJ
O programa Bolsa Nota 10 da FAPERJ tem como objetivo incentivar os programas de pós-graduação do Estado do Rio de Janeiro de significativa excelência, mediante a concessão de bolsas com valores diferenciados a alunos de mestrado e doutorado com destacado desempenho acadêmico.
As bolsas do programa contemplam apenas os últimos 12 meses de curso para os alunos de mestrado e os últimos 24 meses de curso para os alunos de doutorado.
Para serem contemplados, os proponentes precisam ser alunos de programas de pós-graduação stricto sensu com conceitos 5, 6 ou 7, na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)