Notícias
Estande do Observatório Nacional recebe centenas de visitantes na Rio Innovation Week
Com o objetivo de levar ao público ciência, tecnologia e inovações, relacionadas às suas três áreas de atuação: Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência, o Observatório Nacional – unidade de pesquisa vinculada ao MCTI – marcou presença na Rio Innovation Week (RIW), um dos maiores encontros de tecnologia e inovação da América Latina. O evento foi realizado de 8 a 11 de novembro no Píer Mauá, no Rio de Janeiro.
O estande do ON/MCTI fez parte da Vila da Ciência MCTI , espaço que reuniu as vinculadas ao Ministério entre unidades de pesquisa, organizações sociais, agências e autarquias. As vinculadas apresentaram aos visitantes o que há de mais moderno no desenvolvimento da ciência e tecnologia com o objetivo de gerar conhecimento, riquezas e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
O ON levou ao público alguns projetos que unem ciência, tecnologia e inovação como, por exemplo, o Grande Livro da Astronomia , projeto desenvolvido pelo ON para disseminar conhecimento sobre a Astronomia, com um incremento tecnológico de grande interação: a realidade aumentada. Os visitantes puderam interagir com este aparato de divulgação da ciência e visualizar, em formato 3D, os objetos que compõem o conteúdo do livro como planetas, estrelas e galáxias.
Os visitantes também puderam visualizar, utilizando óculos de Realidade Virtual (RV), o Eclipse total do Sol, observado em Sobral/CE em 1919 em expedição organizada pelo ON. Os visitantes puderam vivenciar o eclipse registrado há mais de 100 anos e compreender como ele contribuiu para confirmar um dos pressupostos da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. Também por meio da RV, os visitantes do estande do ON puderam realizar um “passeio” pela Lua.
Visitantes do estande do ON aprendem sobre astronomia por meio da Realidade Virtual
“A participação do ON na RIW foi importantíssima. A gente pôde divulgar ciência usando artefatos tecnológicos inovadores através da Realidade Aumentada e da Realidade Virtual. Percebemos a satisfação dos visitantes ao entenderem um pouco mais sobre astronomia e sobre como Einstein comprovou a teoria da relatividade numa linguagem muito acessível. Além disso, tivemos contatos com vários empreendedores que compreenderam como a tecnologia digital, quando bem aplicada, é importante na divulgação da ciência. Então, essa foi uma oportunidade ímpar para apresentar o ON ao público com uma linguagem fácil e contemporânea”, destacou o mestre em Tecnologia da Informação, Msc. Alex Sandro Oliveira – um dos representantes do ON na RIW.
Da mesma forma, Luiz Felipe Gomes Carneiro, desenvolvedor da Divisão de Tecnologia da Informação (DITIN/ON), que também esteve presente na RIW, destacou que foi fantástico o interesse das pessoas pela astronomia a partir das tecnologias apresentadas:
“As pessoas que visitavam o nosso estande convidavam outras pessoas do evento para nos visitar também, ao ponto de criar fila no nosso estande. Foi muito bom divulgar o ON na RIW, pois muitas pessoas não conheciam a instituição apesar de já termos 195 anos de história. A experiência foi ótima e o Observatório precisa e merece ser conhecido.”
Já a mestranda do ON, Evelyn Paiva do Nascimento, enfatizou que a experiência na Rio Innovation Week foi muito agregadora.
“Sinto que o ON tem muito a ganhar em experiências como essa. É fundamental divulgar o nosso conhecimento científico para que o nosso espaço cresça e alcance novos horizontes.”
A pós-doc do ON, Dra. Natália Braun, que representou a instituição no estande, destacou que sua experiência neste evento de grande porte foi muito interessante:
“A grande quantidade de pessoas curiosas e querendo aprender sobre Astronomia e Geofísica demonstra o interesse dos indivíduos nas ciências e consequentemente, a importância da divulgação científica. A constante atuação do ON em divulgar a instituição e a ciência se faz cada vez mais necessária nos dias atuais e eu fiquei muito feliz em poder contribuir em parte deste processo.”
Além das atividades no estande, pesquisadores do ON ministraram palestras durante a RIW. Na terça-feira (08/11), o Dr. Ricardo Ogando, astrofísico do ON, apresentou a palestra “A Astronomia e as tecnologias para o futuro”, em que abordou como a astronomia, em geral, uma ciência considerada "desconectada" dos problemas terrestres, nos ajuda desde os primórdios a entender melhor o mundo em que vivemos, facilitando nossas vidas, além de formar profissionais fluentes em tecnologia.
"A astronomia é um arquétipo do Big Data. As câmeras dos grandes mapeamentos digitais do céu têm milhares de megapixels, muito mais do que os celulares, e produzem bancos de dados com bilhões de registros de estrelas e galáxias. Ser capaz de explorar esses dados requer um treinamento especial”, destacou Ogando.
Ogando ministra palestra na RIW
Na sexta-feira (10/11), a Dra. Josina Nascimento, astrônoma e gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP/ON) ministrou a palestra “Imagens de Céu Profundo: um exemplo de Tecnologia e Inovação em Educação” ao lado de Silvana Copceski, Coordenadora Geral da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, e da neuropedagoga Jeane de Fátima. O Projeto “LCO - Imagens de Céu Profundo” é promovido pelo MCTI em parceria com a IASC e coordenado pelo Observatório Nacional. A iniciativa, totalmente gratuita, visa estimular os educadores a motivar seus alunos no estudo da Astronomia e tem como público-alvo escolas, instituições, clubes de ciências e demais interessados em popularizar a ciência entre cidadãos voluntários.
"Foi de extrema importância a participação do ON na Vila da Ciência como parte da RIW. Nós tivemos mais uma oportunidade de mostrar algumas das nossas atividades de pesquisa e de popularização que são fortalecidas pela tecnologia e inovação. É a segunda vez neste ano que fazemos parte da RIW, um evento riquíssimo e de muita troca entre os expositores”, pontuou Josina.
Apresentação do Projeto LCO: da esquerda para a direita, Silvana, professora de Ilhéus (BA) que assistiu a palestra, Jeane de Fátima e Josina
Sobre a Rio Innovation Week
A Rio Innovation Week é um evento para todos os players do varejo, tecnologia, empreendedorismo e inovação, incluindo empreendedores, estudantes, pesquisadores e representantes do governo. A ideia do evento é compartilhar experiências e conhecimento, bem como debater e apresentar novas estratégias para os negócios e para o futuro das profissões e da educação.
Esta edição da RIW contou com 27 conferências, mais de 800 palestrantes convidados, 2000 startups e incubadoras fomentando negócios, mais de 250 expositores apresentando inovações e soluções para os setores, além de bootcamps setorizados, mentorias, exposições, workshops, networking e muitos negócios sendo gerados no RIW e a partir do RIW.