Notícias
Estande do Observatório Nacional atrai centenas de pessoas na 74ª SBPC
Observação do sol, exibição do ‘Grande Livro da Astronomia’, realização de experimentos geofísicos com termômetro infravermelho e palestras de relevância para Astronomia e Geofísica: essas foram algumas das atividades desenvolvidas pelo Observatório Nacional (ON), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Avenida da Ciência MCTI – 74º Reunião Anual da SBPC
No evento, realizado de 24 a 30 julho, o ON, e as demais vinculadas do Ministério, compuseram a Avenida da Ciência do MCTI, onde os visitantes puderam conhecer mais sobre a atuação em prol da pesquisa e da inovação no país. De acordo com o MCTI, estima-se que mais de oito mil pessoas passaram pelos campi da Universidade de Brasília (UnB) durante o evento. A avenida da ciência contou com mais de 100 sessões de oficinas, dentre elas lançamento de foguetes, observação do sol e atividades no planetário móvel do Museu de Astronomia (MAST), 32 palestras e 30 expositores.
Centenas de pessoas visitaram o estande do ON diariamente ao longo dos dias de evento, realizada na Universidade de Brasília (UnB). Crianças, jovens e adultos conheceram um pouco mais sobre Astronomia, Geofísica e a história do Observatório Nacional, que há 195 anos contribui para a Ciência produzida no Brasil.
"Todos os dias do evento foram maravilhosos. Passaram por nós estudantes do ensino fundamental, do ensino médio, da graduação e professores. Famílias vieram em todos os dias, mas especialmente no sábado dia 30, que foi o dia dedicado às famílias, recebemos muitas pessoas de todas as idades e foi neste dia que eu fiquei mais emocionada. As pessoas passavam por nós logo no início, pois estávamos mostrando o Sol na parte de fora da tenda, e nós já os animávamos para a visita a todos os estandes. Na saída eles voltavam empolgados e a fala era mais ou menos assim: ‘eu não sabia que se fazia tanta ciência neste País’... Diante dessas falas e da emoção que era recíproca, os abraços vinham como consequência. Foi muito lindo mesmo e saímos dali com a certeza da missão cumprida", conta emocionada a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do ON e atualmente gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência do ON (DICOP).
No estande do ON, os visitantes tiveram a oportunidade de interagir com o ‘Grande Livro da Astronomia’, projeto desenvolvido pelo ON para disseminar conhecimento sobre a área, com um incremento tecnológico de grande interação: a Realidade Aumentada (RA). É possível interagir com este aparato de divulgação da Ciência e visualizar, em realidade virtual aumentada, os objetos que compõem o conteúdo do livro como estrelas, planetas e galáxias.
O astrofísico do ON, Dr. Ricardo Ogando, que esteve presente na feira representando o ON, ressaltou:
"O contato com o público é fundamental nesse tipo de evento, em especial para as crianças, que podem interagir com experimentos e cientistas de carne e osso, diferentes daqueles que aparecem em desenhos animados com jaleco e cabelo arrepiado.
Da mesma forma, o Msc. Alexsandro Oliveira, um dos que apresentou aos visitantes o livro, destacou que a interação do público com o tema Astronomia é mais intenso do que se imagina:
“O olhar e a curiosidade ficam mais latentes quando desenvolvemos experimentos que demonstram a pesquisa de forma mais concreta. O Livrão de RA foi apresentado com objetivo de aproximar o público ao conhecimento de Astronomia de forma lúdica utilizando através das tecnologias digitais uma linguagem totalmente contemporânea, facilitando assim a divulgação da ciência”, afirmou Alexsandro.
Visitantes conhecem o Grande Livro da Astronomia do ON
Outra atração do ON que atraiu muitos visitantes foi a observação do Sol, atividade conduzida pelos astrônomos Dra. Josina Nascimento e Dr. João Victor Sales. Por meio do telescópio Kepleriano Sunspotter , que fornece uma maneira segura e conveniente de ver a luz brilhante do sol, os visitantes puderam observar até mesmo manchas solares que estavam mais evidentes durante a semana. Além da observação pelo Sunspotter , os visitantes também fizeram observações através do coronado, um telescópio especial para observação do Sol, e observação direta usando o filtro soldador número 14, apoiado em aparato de madeira.
A observação do Sol foi realizada em parceria ON e LNA ( Laboratório Nacional de Astrofísica ). Além do coronado do LNA os demais equipamentos usados fazem parte do acervo do projeto “Olhai pro Céu”, que foi criado pelo ON em parceria com o MAST ( Museu de Astronomia e Ciências Afins ) para promover processos de formação continuada em temas de astronomia com o empréstimo de equipamentos de observação do céu diurno e noturno e dar suporte às ações de professores do interior do Estado do Rio de Janeiro e capital em suas práticas pedagógicas.
A faixa com a indicação da observação do Sol, que se vê nas imagens abaixo, foi feita a partir de uma imagem real do Sol, obtida na semana anterior ao evento, pelo astrônomo amador e parceiro do ON, Nelson Falsarella. "A imagem na faixa também foi usada por nós para dar explicações sobre a atividade solar e agradecemos ao Nelson Falsarella pela belíssima obtenção", completa Josina.
Faixa da observação do sol com imagem obtida do astrônomo amador e parceiro do ON, Nelson Falsarella
Atividade de observação do sol
Dr. João Victor faz observações do sol com visitantes e mostra Grande Livro da Astronomia
"Na SBPC mostramos as manchas solares com o instrumento Sunspotter. Além disso, apresentamos o Sol em diferentes cores obtidas através da observação do Sol por diferentes filtros. Essas diferentes observações despertaram a curiosidade nos visitantes sobre o Sol. Iniciativas como essa com os estudantes são fundamentais para termos as próximas gerações de cientistas", pontuou João Victor.
Já na parte da Geofísica, os visitantes puderam realizar experimentos com termômetro infravermelho. Este equipamento, utilizado em estudos da geotermia, permite medir a temperatura de fontes muito quentes a uma certa distância, como lava de vulcões e águas termais. Além disso, essa variação térmica é mostrada em um visor de cores sendo capaz de fazer registros fotográficos que torna o monitoramento térmico do ambiente mais atrativo ao público. No estande, a pós-doc do ON, Dra. Suze Guimarães, também deu aos visitantes explicações sobre o interior do planeta Terra e a sua importância para a manutenção da vida na Terra.
"Trazer a Ciência para junto da população em geral, em especial das crianças, com essa linguagem simplificada, além de ser importante para disseminação do conhecimento e divulgação, é um desafio para todo pesquisador, pois acontece desde a infância um recrutamento natural de futuros pesquisadores que virão a contribuir com o desenvolvimento da Ciência nacional", destacou Suze.
Termômetro infravermelho
Dra. Suze Guimarães apresenta aos visitantes o termômetro infravermelho
Também esteve presente no estande do ON a estudante de Iniciação Científica do ON e graduanda em Ciências Matemáticas e da Terra, Raysa Magalhães Rocha.
“A SBPC é um grande evento que faz a ponte entre os institutos de pesquisa e a sociedade, sendo de grande importância que a população adquira conhecimento sobre ciência e saiba o quanto ela está presente em seu entorno. Com experimentos simples conseguimos explicar um pouco sobre a origem do nosso universo e seu passado geológico fazendo o link com as áreas de pesquisa do Observatório Nacional”, disse Raysa. “Participar da SBPC é uma grande oportunidade de levar incentivo para crianças, estudantes e curiosos sobre ciência e lembrar que a pesquisa científica não para quando temos uma grande descoberta, ela é completa quando conseguimos divulgar nossos resultados de forma adequada para que a sociedade saiba a importância da pesquisa nacional.”
Raysa mostra o Grande Livro da Astronomia
Pesquisadores do ON ministram palestras na SBPC
Além de promoverem a divulgação científica do estande do ON na Avenida da Ciência, pesquisadores da instituição também ministraram palestras sobre temas relevantes relacionados à astronomia e geofísica.
No dia 26 de julho, o Dr. Ricardo Ogando apresentou um seminário com o tema “Novas Imagens do telescópio espacial James Webb”. Recentemente, conforme noticiou o Observatório Nacional, a NASA divulgou as primeiras imagens coloridas bem como dados espectroscópicos obtidos pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST). Segundo Ogando, esses dados preliminares revelaram coisas nunca antes vistas na astronomia, como indicação bastante forte de vapor de água na atmosfera de um exoplaneta quente, novas estrelas, possíveis aglomerados estelares em torno de galáxias distantes, e muito possivelmente as galáxias mais distantes conhecidas.
Astrofísico do ON, Dr. Ricardo Ogando, faz apresentação sobre o telescópio espacial James Webb
Já no dia 28 de julho, a estudante Raysa Magalhães Rocha ministrou uma palestra sobre o Laboratório de Paleomagnetismo e Mineralogia Magnética do ON (LP2M-ON), que está em fase de implantação. O LP2M-ON realizará pesquisas e prestação de serviços em Paleomagnetismo, Magnetismo Ambiental, Magnetoestratigrafia e Cicloestratigrafia. Além disso, permitirá a complementação da tradicional atividade do ON de realizar investigações sobre o campo magnético da Terra, permitindo observações deste tipo de registro para o passado geológico profundo, o que é feito por poucas instituições no mundo, em amplo espectro temporal.
Raysa apresenta ao público seminário sobre o LP2M-ON
No dia 29 de julho, o técnico em TI do ON, o Msc. Alexsandro Oliveira, fez uma apresentação a respeito das Tecnologias Digitais e a popularização da Ciência.
Msc. Alexsandro Oliveira ministra palestra na 74ª SBPC
No dia 30 de julho foi a vez da pós-doc do ON, Dra. Suze Guimarães, apresentar seu seminário intitulado “O pulsar quente da Terra: energia que vem do seu interior”, abordando o tema de energia geotérmica – que emana do interior do planeta. Suze mostrou também como têm sido desenvolvidos nos últimos anos os estudos em Geotermia, com aplicação de forma direta e indireta da energia geotérmica, com o uso do calor não só para a produção de energia direta, mas também indiretamente com o uso das fontes termais e uso industrial.
Dra. Suze Guimarães apresenta seminário sobre a energia geotérmica
Participaram da equipe de produção e apoio do ON a designer da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP/ON) Vanessa Araújo Santos e o analista de TI, Jorge Mansur.
Dr. João Victor Sales Silva, Dra. Josina Nascimento, Vanessa Araújo Santos, Raysa Rocha, MSc. Alexsandro Oliveira, Dra. Suze Guimarães e Prof.Daniel Lavouras, diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Sobre as Reuniões Anuais da SBPC
As Reuniões Anuais da SBPC são realizadas desde 1949 ininterruptamente, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. A Reunião Anual da SBPC tem os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.
Com o tema “Ciência, independência e soberania nacional”, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna, a 74ª edição da SBPC aconteceu de de forma híbrida, com atividades virtuais e presenciais, nos quatros campis da Universidade de Brasília: Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.
O evento contou com uma Programação Científica composta por conferências, mesas-redondas, painéis, web-minicursos e a sessão de pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Cultural e a SBPC Jovem e o Dia da Família na Ciência.