Notícias
Ciência no Rádio
Dia do Geofísico: Desbravando o interior da Terra
No dia 31 de maio é celebrado o Dia do Geofísico! A data foi instituída pela Sociedade Brasileira de Geofísica em julho de 2020 para lembrar o dia 31 de maio de 1932, quando a geofísica dinamarquesa Inge Lehmann endereçou uma carta onde apresentava os dados por ela pesquisados que comprovaram a existência da descontinuidade Lehamnn, em outras palavras, ela descobriu a consistência do núcleo do planeta Terra.
Mas afinal o que faz um geofísico ou geofísica? Para falar um pouco mais sobre essa carreira, sua importância e desafios, o Programa Ciência no Rádio conversa nesta semana com a pós-doutoranda do Observatório Nacional, Dra Shayane Paes Gonzalez. Shayane possui graduação em Geofísica pela Universidade Federal Fluminense, mestrado e doutorado em Geofísica pelo Observatório Nacional. Atualmente é pós-doc da instituição.
Conforme Shayane, a pessoa que trabalha com geofísica estuda a Terra usando métodos físicos. Isso inclui analisar campos magnéticos, gravidade, ondas sísmicas, e até mesmo a condutividade elétrica do solo. Dessa forma, pode estudar fenômenos físicos, como terremotos, tsunamis e vulcões.
Essa profissão é fundamental para diversas áreas, como a exploração de recursos naturais, mitigação de desastres naturais e até no estudo das mudanças climáticas. Trabalhamos para entender melhor a estrutura interna do nosso planeta e os processos que ocorrem nele.
O Dia do Geofísico no Brasil é uma oportunidade para reconhecer a importância dos profissionais da área, que desempenham um papel fundamental na compreensão e no aproveitamento dos recursos naturais, na prevenção de desastres naturais e na pesquisa científica.
É uma ocasião para promover a divulgação da geofísica e suas aplicações ao público em geral. Isso ajuda a aumentar a compreensão sobre o que os geofísicos fazem e como suas descobertas e inovações impactam a sociedade. Celebrar o Dia do Geofísico pode inspirar estudantes e jovens a seguir carreira na área de geofísica.
O Observatório Nacional é uma das instituições pioneiras na área de geofísica no Brasil. A área de Geofísica do ON desenvolve pesquisas científicas e serviços nesta área do conhecimento. Investiga o interior da Terra em busca de informações sobre o planeta e suas riquezas minerais.
Realiza, em parceria com diversas empresas, estudos geofísicos do território brasileiro, contribuindo para a localização de minério, petróleo e gás natural, tanto no continente quanto no oceano. São realizados ainda levantamentos geofísicos no país e no exterior, desenvolvimento instrumental, manutenção e operação de Observatórios e de Bases de Dados Geofísicos.
Também há no ON uma pós-graduação em Geofísica. A capacidade de formação de recursos humanos de alto nível é um dos diferenciais do Observatório Nacional e é de extrema importância para manter ativas e produtivas diversas linhas de pesquisa da instituição.
A profissão de geofísico apresenta diversos desafios. Entre eles, é possível destacar a interpretação de dados: A geofísica lida com dados altamente complexos e interpretar esses dados de maneira precisa requer um profundo conhecimento técnico e a capacidade de integrar informações de diferentes fontes.
Além disso, pode-se citar como desafio a necessidade constante de desenvolver e implementar novas tecnologias para melhorar a coleta e análise de dados.
É possível mencionar ainda as condições de trabalho. Isso porque os geofísicos frequentemente trabalham em condições desafiadoras, como áreas remotas, ambientes submarinos ou regiões de extrema temperatura.
Sobre o Programa Ciência no Rádio
O programa Ciência no Rádio é resultado de uma parceria do Observatório Nacional (ON) com a Rádio MEC, criada em 2015 para levar ao público informações científicas ligadas às três áreas de atuação do ON: astronomia e astrofísica, geofísica, metrologia em tempo e frequência. São mais de 350 programas ao longo desses anos! E todos estão disponíveis em nosso site. Clique aqui para ouvir.
Em maio de 2021, o "Ciência no Rádio" passou a ser transmitido também por outras frequências, alcançando São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Brasília, além do Rio de Janeiro. Além disso, passou a ser disponibilizado um contato de WhatsApp para que o ouvinte possa interagir com sugestões de temas para o programa: (21) 99710-0537.
Em outubro de 2023, o "Ciência no Rádio" foi indicado na categoria "Rádio" ao Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. A indicação reconhece o compromisso e a excelência do programa na divulgação científica. Os resultados foram divulgados no dia 19 de outubro.
Não perca! Na 4ª feira, dia 29 de maio, às 7h10min!
Programa Rádio Sociedade, quadro Ciência no Rádio, Rádio MEC AM.