Notícias
Pesquisadora do ON/MCTI fala sobre vulcanismo no programa Ciência é Tudo
A pesquisadora do Observatório Nacional (ON/MCTI), Dra. Suze Guimarães, participou da edição mais recente do programa Ciência é Tudo, uma parceria da TV Brasil com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Entre outros assuntos relacionados à ciência e tecnologia, o programa abordou uma das estruturas geológicas mais fascinantes e perigosas do planeta Terra, os vulcões.
Em particular, o Ciência é Tudo falou sobre os impactos globais da erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, localizado no arquipélago de Tonga, no Oceano Pacífico, em janeiro deste ano.
A explosão foi tão violenta que devastou a ilha e chegou a superar a potência de uma bomba atômica, segundo a Nasa. Os efeitos foram tão violentos que as partículas expelidas durante a erupção alcançaram até mesmo o Brasil e a explosão pode ser vista do espaço.
Conforme explicou Suze, pesquisadora em Geofísica/Geotermia pelo Observatório Nacional, as erupções vulcânicas são geradas no interior do planeta Terra. A energia que se acumula no núcleo terrestre precisa ser liberada e é por meio dos vulcões – aberturas na crosta terrestre – que lava, fragmentos vulcânicos e gases são expelidos.
Segundo Suze, essas ocorrências são mais comuns nos limites entre as placas tectônicas que estão em movimento na superfície terrestre. Este foi justamente o caso do vulcão de Tonga, que está localizado entre as placas tectônicas do Pacífico e da Austrália.