Notícias
Coordenadora de Projeto da área de Astronomia do BRICS ministra palestra no ON
A Coordenadora de Projetos de Astronomia do BRICS e associada ao Observatório Astronômico da África do Sul (SAAO), Duduzile Kubheka, ministrou na última terça-feira (19) uma palestra no Observatório Nacional – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI).
A palestra intitulada “Astronomia do BRICS: Unindo Ciência, Sociedade e o Universo” fez parte do Ciclo de Seminários da Coordenação de Astronomia e Astrofísica (COAST) do ON e teve transmissão ao vivo pelo Instagram do ON. Assista aqui: https://www.instagram.com/p/CxYcoCfpIfG/ .
Da esquerda para direita: Dr. Jailson Alcaniz, diretor do ON; Eduardo Penteado, coordenador da Coordenação Nacional de Divulgação da Astronomia (NOC); Dra. Josina Nascimento, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP); Patrícia Spinelli, pesquisadora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Dra. Duduzile Kubheka, pesquisadora do Observatório Astronômico da África do Sul (SAAO); Dr. Fernando Roig, diretor substituto do ON; Dr. Marcelo Borges, gestor da Divisão de Programas de Pós-Graduação do ON; e Dr. Ricardo Ogando, astrofísico do ON.
O objetivo da palestra foi envolver a comunidade em discussões sobre a Astronomia do BRICS, destacando desenvolvimentos, atividades de benefício social alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como hackathons e atividades de formação de pessoal, e oportunidades futuras de crescimento e colaboração. A pesquisadora também respondeu perguntas de pesquisadores do ON sobre a atuação do Consórcio Astronômico do BRICS.
Ricardo Ogando conversa com Kubheka sobre Astronomia no BRICS
Na apresentação, Kubheka falou sobre os progressos que o Consórcio Astronômico do BRICS obteve nos últimos anos após estabelecer uma base sólida de atuação. Em 2021, por exemplo, o consórcio garantiu com sucesso financiamento inicial para trabalhar no seu projeto principal, o Projeto BRICS Intelligent Telescope and Data Network (BITDN).
Este programa é o resultado da fusão de propostas relacionadas com transientes astrofísicos e grandes levantamentos do céu, que foram apresentadas e discutidas durante a reunião do BAWG (Grupo de Trabalho de Astronomia do BRICS) de outubro de 2019.
Esquerda para direita: Dr. Fernando Roig; Dr. Eduardo Penteado; Dra. Duduzile Kubheka; Dr. Ricardo Ogando; Dra. Simone Daflon, gestora da Coordenação de Astronomia e Astrofísica (COAST/ON); Dr. Jailson Alcaniz; Dr. Marcelo Borges; e Dra. Patrícia Spinelli
O programa em curso abrange vários aspectos, incluindo o desenvolvimento da infraestrutura de computação necessária para grandes quantidades de dados. Além disso, envolve o aproveitamento e a melhoria das instalações existentes, além da criação de novas, em todos os cinco países do BRICS para apoiar estas iniciativas.
De acordo com Kubheka, o programa está fortemente alinhado com o objetivo de desenvolvimento da capacidade humana dentro dos BRICS e promove a colaboração científica na vanguarda da astronomia entre cientistas de todos os países do BRICS e de outros países.
Em sua passagem pelo ON, Kubheka visitou a Grande Luneta Equatorial de 46 cm, cuja instalação completa 101 anos em 2023. A 46, como é chamado o complexo da cúpula mais o instrumento, é o maior telescópio refrator do Brasil.
Kubheka na Luneta 46 do ON