Notícias
Confira as principais missões espaciais de 2024
O ano de 2023 foi marcado por várias missões espaciais e lançamentos importantes, como a missão indiana Chandrayaan 3 e a missão Psyche. Em 2024 também teremos várias missões espaciais, que explorarão luas de Júpiter, a nossa Lua e muito mais.
Para falar sobre as missões espaciais de 2024, conversamos com o Dr. Jorge Márcio Carvano. Ele é bacharel em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre e doutor em Astronomia pelo Observatório Nacional. Carvano também é pesquisador titular e docente no Programa de Pós-graduação em Astronomia do Observatório Nacional.
Missões envolvendo a nossa lua
Carvano destacou duas missões espaciais em 2024 envolvendo a nossa Lua. Uma delas é o Programa Artemis, que consiste no plano da Nasa para voltar à Lua.
Essa missão enviará humanos para a Lua pela primeira vez desde 1972, incluindo a primeira mulher e a primeira pessoa negra. Além disso, Artemis também inclui planos para uma presença sustentada a longo prazo no espaço que preparará a Nasa para eventualmente enviar pessoas ainda mais longe — para Marte.
Artemis II é o segundo passo deste plano, com a expectativa de enviar quatro astronautas para uma missão de 10 dias. Essa missão colocará os astronautas em órbita ao redor da Lua antes de devolvê-los para casa. Atualmente, o lançamento está previsto para novembro de 2024.
A outra missão é a VIPER, que significa Volatiles Investigating Polar Exploration Rover. Essa missão da NASA enviará um robô do tamanho de um carrinho de golfe para explorar o polo sul da Lua no final de 2024, em torno do mês de novembro.
VIPER deveria ter acontecido em 2023, mas a Nasa atrasou a missão para completar mais testes no sistema de pouso. Esta missão robótica vai procurar moléculas voláteis, que facilmente vaporizam, como água e dióxido de carbono, a temperaturas lunares. Esses materiais poderiam fornecer recursos para a futura exploração humana na Lua.
Sistema Solar
Também neste ano teremos a missão Europa Clipper da NASA, que vai explorar uma das maiores luas de Júpiter, Europa.
Europa é um pouco menor que a lua da Terra, com uma superfície feita de gelo que possivelmente esconde um oceano de água salgada. Os cientistas acreditam que esse oceano contém mais do dobro da água que todos os oceanos da Terra juntos.
Com a Europa Clipper, os cientistas querem investigar se o oceano de Europa poderia ser um habitat adequado para a vida extraterrestre.
A janela de lançamento começa em 10 de outubro de 2024 e dura 21 dias. A espaçonave será lançada em um foguete SpaceX Falcon Heavy e chegará ao sistema de Júpiter em 2030.
Ainda envolvendo nossos países vizinhos, teremos também a missão Exploração da Lua Marciana da JAXA. Essa missão tem como alvos as luas de Marte, Fobos e Deimos.
A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial, a JAXA, tem uma missão robótica em desenvolvimento chamada Exploração da Lua de Marte, ou MMX. O lançamento deve ocorrer em setembro de 2024.
O principal objetivo científico da missão é determinar a origem das luas de Marte. Isso porque os cientistas não têm certeza se Fobos e Deimos são antigos asteroides que Marte capturou com sua gravidade ou se eles se formaram a partir de detritos que já estavam em órbita em torno de Marte.
Não perca! Na 4ª feira, dia 21 de fevereiro, às 7h10min!
Programa Rádio Sociedade, quadro Ciência no Rádio, Rádio MEC AM.