Notícias
Coleta do censo demográfico 2022 do IBGE junto aos Ministérios
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou na última segunda-feira (1º) a coleta do censo demográfico de 2022. Serão recenseadas todas as pessoas residentes no território nacional e no Distrito Federal, ao longo dos próximos três meses.
Os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas. O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo. No auge da operação, em torno de 183 mil recenseadores irão de porta em porta em todos os 5.570 municípios do país.
Para fins de organização do trabalho, o IBGE pode fazer o agendamento da coleta dos questionários junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), pensando na comodidade e eficiência do processo.
Assim, o IBGE oferece a opção de agendamento, além da confirmação do endereço residencial.
De forma complementar, o instituto também solicitou o auxílio na divulgação do censo 2022 junto aos servidores e funcionários do Ministério para que recebam os recenseadores a partir de 1º de agosto.
“Ressaltamos a importância do censo, que ocorre decenalmente, e faz um retrato da sociedade brasileira, sendo base para todas as políticas públicas em todos os níveis geográficos do Brasil. O apoio à operação do censo é fundamental para retratarmos nosso país da melhor forma possível”, disse o IBGE.
No Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos. A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador. Além disso, o IBGE solicita os dados da pessoa que prestou as informações, como nome, telefone, e-mail e CPF.
Clique aqui e saiba mais.