Notícias
‘O Céu em sua Casa: observação remota’ mostra Marte e Júpiter
A última edição de 2022 do ‘O Céu em sua Casa: observação remota’ já tem data para acontecer. A partir das 19 horas (horário de Brasília) do dia 10 de dezembro, o Observatório Nacional – unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – promove junto a seus parceiros uma nova edição do projeto.
Nesta edição, astrônomos amadores e profissionais mostrarão o planeta Marte, que fez sua máxima aproximação com a Terra – chamada de perigeu –.no dia 30 de novembro. Embora o perigeu já tenha passado, Marte ainda aparecerá mais brilhante e maior no dia da transmissão.
Além disso, no dia 8 de dezembro, o “Planeta Vermelho” estará em oposição, que é quando a Terra fica entre o Sol e o planeta, colocando-os em oposição no céu. Essa configuração também será exibida pelos astrônomos durante a live.
Além de Marte, os parceiros do Céu em sua casa também mostrarão imagens do planeta Júpiter e de outros objetos celestes.
A transmissão vai ser feita pelo canal do Observatório Nacional no YouTube. Além de exibir os planetas mencionados, os astrônomos vão, como de costume, conversar com o público sobre astronomia, astrofísica, telescópios e obtenção de imagens astronômicas, como é feito tradicionalmente nas observações públicas presenciais.
O público pode (e deve) interagir com os astrônomos, enviando perguntas e comentários através do chat da live no YouTube.
Esta edição de “O Céu em sua casa: observação remota” será realizada em parceria com: James Solon, do Clube de Astronomia de Pernambuco (AstroPE) de Recife/PE; David Duarte e Romualdo Caldas; do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) e Usina da Ciência UFAL (AL) de Maceió/AL; Gabriel Hickel, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI/MG); Renata Martins, integrante do Projeto LCO – Imagens do Céu Profundo; Erick Couto, do Clube de Astronomia de Araruama (AstroAra); Reinaldo Ivaniska, do Clube de Astronomia de Nova Friburgo (CANF); Carlos Palhares, do Observatório Zênite (Monte Carmelo/MG); Tiago Teodoro; Aluísio, do Graviton Scientific Society (GSS) de Teresina/PI; Ednardo Rodrigues, Seara da Ciência da UFC; Sérgio Lomônaco, do Grupo de Astronomia do Espaço Ciência Viva (NGC-51/RJ); José Diniz, CANF e NGC-51/RJ e Wagner Corradi, do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA)
A mediação será feita pela Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional e gestora da Divisão de Comunicação e Popularização do ON.
Venha ver o Marte e Júpiter conosco!! Não perca! No sábado, dia 10 de dezembro, a partir das 19h (BRT).
Clique aqui e já ative o lembrete.