Notícias
Astrônoma do ON/MCTI é convidada do ‘Olhar Espacial’ em Dia Nacional da Astronomia
No dia 02 de dezembro, foi celebrado o Dia Nacional da Astronomia, data oficializada há cinco anos, por meio da Lei Federal nº 13.556 de 2017, em homenagem a Dom Pedro II, considerado o patrono da Astronomia no Brasil.
Josina Nascimento participa do ‘Olhar Espacial’, apresentado por Marcelo Zurita
Em celebração a este dia, o programa “Olhar Espacial”, do portal Olhar Digital, conversou com a astrônoma e pesquisadora do Observatório Nacional (ON/MCTI), Dra. Josina Nascimento. Graduada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Josina é mestre e doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela Coppe/UFRJ.
Servidora do Observatório Nacional há 43 anos, atualmente é gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP) da entidade. Coordena os seguintes projetos de divulgação e popularização de Astronomia em abrangência nacional: “Olhai pro Céu”, “AstroEducadores”, “O Céu em sua Casa: observação Remota” e “LCO: Imagens de Céu Profundo”. Também compõe a Comissão Organizadora da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e integra o NOC Brasil — Escritório Nacional de Divulgação ligado à União Astronômica Internacional (IAU).
No programa, Josina falou sobre a criação do Dia Nacional da Astronomia, com destaque para a atuação de Marcomede Nunes Rangel – físico, astrônomo e professor – que batalhou para a criação da data. Josina também abordou a história da Astronomia; o importante papel desempenhado por Dom Pedro II; a criação do Observatório Nacional há 195 anos – cinco anos após a independência do Brasil; os principais marcos da astronomia e como fazer para ingressar nesse meio.
A astrônoma também compartilhou um pouco de sua trajetória nessa carreira, motivada por uma visita ao Planetário da Gávea aos 16 anos. A partir de então, Josina conta que passou a se interessar pela Astronomia, a realizar cursos na área até entrar na faculdade e depois no Observatório Nacional. Josina também falou sobre seu trabalho de popularização e divulgação científica e sobre a importância das astrônomas e astrônomos amadores.
O Olhar Espacial é um programa do portal Olhar Digital com apresentação Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira *SAB); diretor técnico da BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil. O programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo.
Acesse aqui o vídeo da entrevista de Josina.