Notícias
Astrofísico do ON participa de treinamento internacional para organizar hackathon no Rio em 2025
O astrofísico do Observatório Nacional, Dr. Ricardo Ogando, participou recentemente de um treinamento remoto na Universidade WITS, em Joanesburgo, África do Sul, como parte dos preparativos para um hackathon global de ciência de dados a ser realizado em março de 2025 no Rio de Janeiro. Este evento é parte do projeto Hack4Dev, fruto de uma parceria do IAU Office of Astronomy for Development (OAD) com institutos de ciência e tecnologia em diversas partes do mundo.
O Hack4Dev tem como objetivo utilizar hackathons para promover desenvolvimento global, combinando inovação tecnológica com resolução de problemas específicos em áreas como astronomia e ciência de dados. O treinamento foi direcionado a profissionais e comunicadores de ciência interessados em hospedar hackathons em seus países de origem.
Com o conhecimento adquirido, ele apoiará a organização do evento no Brasil, no qual estudantes de pós-graduação terão a oportunidade de trabalhar em um desafio complexo e colaborar com equipes de diferentes regiões do mundo.
“Desde 2021 eu participo dessas hackathons. Durante a pandemia, fui convidado a participar remotamente de uma hackathon em Moçambique. Além de dar uma palestra, fui um dos juízes dos trabalhos apresentados pelos participantes. Em 2023, o Hack4dev expandiu seus horizontes e organizou a Primeira Hackathon da Região Andina, da qual participei também. Agora, será a primeira vez que teremos uma hackathon dessas no Brasil. A ideia é replicar esse modelo no futuro para produzir outras hackathons regionais que alcancem comunidades locais. A astrofísica é uma carreira belíssima e uma ciência centrada nos dados e com isso ajuda a desenvolver várias habilidades de programação e estatística - que podem ser muito úteis na indústria. O paradigma de se formar em astrofísica e ter como único destino uma carreira como professor universitário realizando pesquisa não existe mais”, destacou o Dr. Ricardo Ogando.
O Desafio Global de 2025
A Hackathon Regional de Ciência de Dados do Rio de Janeiro será um dos 14 eventos regionais a ocorrer entre fevereiro e abril de 2025. Junto com o Brasil, Chile, Índia e 11 países africanos. No RJ, o evento é organizado por astrofísicos do CBPF (Dr. Clécio de Bom), ON (Dr. Ricardo Ogando) e UFRJ (Dra. Arianna Cortesi). A hackathon será palco de uma competição de alta intensidade em que os participantes desenvolverão soluções usando inteligência artificial para a transmissão de dados de CubeSats – pequenos satélites amplamente utilizados na pesquisa espacial. O objetivo será criar programas de computador que otimizem a transmissão de dados, maximizando a precisão e minimizando o uso de recursos computacionais, escassos em pequenos satélites no espaço.
Os estudantes que desejarem participar do hackathon brasileiro deverão se inscrever pelo formulário de candidatura. O evento ocorrerá na sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), em Botafogo, Rio de Janeiro, e os participantes precisarão trazer seus próprios laptops. Além disso, é necessário que se desloquem diariamente ao local durante o evento.
Saiba Mais e Inscreva-se
A oportunidade é ideal para estudantes de pós-graduação que possuam habilidades em ciência de dados e estejam dispostos a enfrentar desafios de pesquisa realistas em uma competição global.
Para mais informações, acesse o site oficial do Hack4Dev em https://hack4dev.org/call-dsrh-2025/.
Dúvidas podem ser enviadas diretamente à equipe do Brazil Regional Hackathon pelo e-mail: ogando@on.br.
Sobre o Hack4Dev
Desde sua criação em 2018, o projeto Hack4Dev tem sido uma colaboração entre o Inter-university Institute for Data Intensive Astronomy (IDIA), o DARA Big Data e o Office of Astronomy for Development (OAD) da União Astronômica Internacional. A iniciativa vem crescendo e promovendo hackathons de ciência de dados com o intuito de fomentar o desenvolvimento sustentável, trazendo soluções inovadoras e colaborativas para questões globais.