Notícias
Astrofísico do ON/MCTI participa da Semana da Física UFPB 2022
O Dr. Ricardo Ogando, astrofísico do Observatório Nacional – unidade vinculada ao MCTI – participou na última quinta-feira (11) da Semana da Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) de 2022.
O evento promovido pelo Centro Acadêmico de Física da UFPB ocorreu entre os dias 8 e 12 de agosto e contou com palestras, oficinas e atividades focadas em oferecer ao público da graduação em física da universidade conteúdos que expandam os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ajudem a desenvolver algumas habilidades experimentais práticas e aproximem seu contato com as áreas de pesquisa.
Na ocasião, Ogando ministrou a palestra “Viagem ao Universo Distante” em que abordou os avanços tecnológicos que permitiram a humanidade entender seu lugar no universo, começando por Galileu observando nossa galáxia com uma luneta, até chegarmos ao telescópio espacial James Webb.
Para Ogando, ser convidado para este evento foi uma importante experiência para promover a divulgação da astronomia, que ainda tende a estar concentrada no Sudeste. Levar a astronomia para todo o Brasil é uma ação que está alinhada a outros esforços do ON de ampliar o alcance da astronomia, como o projeto de observação remota Céu Em Sua Casa e a Escola Itinerante de Astrofísica, que ocorre na Universidade Federal de Sergipe no fim do mês.
Além do pesquisador do ON, a Semana da Física UFPB 2022 contou com palestras de professores da instituição, bem como de palestrantes convidados.
No “Dia da Quântica", os convidados apresentaram palestras sobre temas relacionados à mecânica quântica, como computação quântica, teoria quântica de campos e física de partículas.
Já no “Dia do Ensino”, os participantes assistiram palestras sobre temas ligados ao ensino e divulgação científica, além de pautas como igualdade e diversidade no meio científico. Além disso, participaram de uma oficina sobre Física Experimental. Neste dia, teve ainda uma mesa redonda sobre a realidade do ensino em escolas públicas e privadas.
O “Dia da Gravitação” teve palestras com temas associados ao macro-cosmos como cosmologia, astrofísica de partículas, astronomia e relatividade.
Por fim, o Dia da Óptica teve apresentações sobre interação luz/matéria e óptica não linear.