Notícias
Observatório Nacional debate a vida fora da Terra
Um dos campos mais curiosos da ciência atualmente, a Astrobiologia estará em discussão no Observatório Nacional, de 1 a 5 de outubro, na III Escola de Astrobiologia do ON – AstrobiON. Com uma abordagem multidisciplinar, envolvendo conhecimento das áreas de astronomia, geofísica, biologia e meteorologia, esse campo científico procura compreender a origem, evolução, distribuição e futuro da vida no Universo.
A cada nova descoberta, a Astrobiologia ganha mais impulso. Um exemplo foi a catalogação de quase 4 mil planetas fora do Sistema Solar, os exoplanetas. O estudo destes planetas é importante para a ciência, pois fornece informações sobre como foram formados a Terra e o Sistema Solar, e também porque em alguns deles pode haver condições para a existência de vida.
A III AstrobiON terá quatro conferências de pesquisadores nacionais e três cursos ministrados por pesquisadores internacionais, renomados em suas áreas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 23 de setembro, pelo site http://www.on.br/AstrobiON/ .
O evento, ministrado em inglês, é voltado a professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação astronomia, física, biologia e áreas afins.
Entre os conferencistas, está o pesquisador brasileiro Nilton Rennó, que trabalha na Universidade de Michigan/EUA e esteve envolvido nos experimentos com o robô Curiosity em Marte, na busca de indícios da presença de água líquida na superfície do planeta vermelho.
Robô Curiosity - Crédito da imagem: Nasa
Os cursos terão os seguintes temas (4 aulas de 90 minutos de duração cada):
"Exoplanet Formation and Kepler Discoveries", Dr. Nader Haghighipour (University of Hawaii/EUA);
"The Search for the Origins of Life", Dr. Carlos Briones (Centro de Astrobiología/Espanha);
"The Search for Life on Mars and Beyond: What We Have Learned so Far", Dr. Nilton Rennó (University of Michigan/EUA).
Palestrantes convidados para as conferências:
Dr. Mário de Vivo (Instituto de Estudos Avançados/USP)
Dr. Gustavo F. Porto de Mello (Observatório do Valongo/UFRJ)
Dr. Ronaldo Fernandes (Museu Nacional/UFRJ)
Dr. Douglas Galante (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron/CNPEM)
NIKE SB