Coordenação de Geofísica
Geofísica
A área de Geofísica do Observatório Nacional desenvolve pesquisas científicas e serviços nessa área do conhecimento. Investiga o interior da Terra em busca de informações sobre o planeta e suas riquezas minerais. Realiza, em parceria com diversas empresas, estudos geofísicos do território brasileiro, contribuindo para a localização de minério, petróleo e gás natural, tanto no continente quanto no oceano. São realizados levantamentos geofísicos no país e no exterior, desenvolvimento instrumental, manutenção e operação de Observatórios e de Bases de Dados Geofísicos.
O campo de atuação é dividido em Geofísica da Terra Sólida, com linhas de pesquisas em Geomagnetismo, Geoeletricidade, Gravimetria, Sismologia e Geotermia; e Geofísica Aplicada, com linhas de pesquisas em Geofísica Aplicada ao Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Petróleo e Instrumentação Geofísica.
Coordenação de Geofísica
A Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional conta com uma ampla estrutura de laboratórios capazes de fornecer todo o suporte técnico necessário ao desenvolvimento das pesquisas em Geofísica. Essa infra-estrutura abrange instalações e equipamentos tanto para medição in-situ quanto para experimentos de campo. A partir de 2009 o espaço físico de nossos laboratórios foi ampliado consideravelmente após a construção do novo prédio de Pesquisa em Geofísica, Lélio Gama. Este novo prédio abriga os pesquisadores de Geofísica, alguns laboratórios e projetos de pesquisa em geofísica. Com este novo prédio a área útil dos laboratórios foi ampliada para perto dos 900 metros quadrados. Novos laboratórios foram criados (ou transferidos) como por exemplo: Laboratório de Petrofísica do Observatório Nacional, Laboratório de Modelagem Numérica em Geofísica, Laboratório de Gravimetria e Laboratório de Geomagnetismo.
O ON mantém duas redes nacionais (a Rede Gravimétrica Fundamental do Brasil e a Rede Geomagnética), opera a Estação Sismológica do Rio de Janeiro (RDJ), realiza o monitoramento contínuo das variações do campo magnético terrestre nos Observatórios Magnéticos de Vassouras (RJ), de Tatuoca (PA) e nas estações da Rede Magnética Brasileira.
O ON executa, ainda, serviços técnicos para empresas de prospecção geofísica através da calibração de equipamentos, incluindo testes de laboratório e de campo, do fornecimento de registros da variação temporal do campo magnético terrestre (magnetogramas) e da certificação de estudos geofísicos prestados pelas mesmas para órgãos governamentais e empresas estatais.