Laboratório de Desenvolvimento de Sensores Magnéticos (LDSM)
O Laboratório de Desenvolvimento de Sensores Magnéticos (LDSM) é um laboratório da coordenação de Geofísica do Observatório Nacional, onde são desenvolvidos e construídos sensores magnéticos de alta resolução, para uso em aplicações científicas civis e militares.
Desde sua criação, em 1995, o LDSM desenvolve sensores do tipo flluxagte para aplicações especiais utilizando ligas metálicas amorfas baseadas em cobalto, tendo exportado sensores com esta tecnologia para a Índia, já no ano 2000.
A partir de 2002, o LDSM iniciou a construção de magnetômetros fluxgate de alta resolução baseados nos sensores desenvolvidos no próprio laboratório. Esses magnetômetros foram usados em instituições como INMETRO, IME e Marinha do Brasil.
Serviços realizados regularmente por este laboratório:
- Calibração de instrumentos de medição magnética;
- Determinação em campo dos nortes geomagnético e geográfico;
- Levantamento magnético em pequenos ambientes, visando à instalação de aparelhos sensíveis a gradientes na intensidade do campo magnético local.
- Calibração de bússolas geológicas, aeronáuticas e navais. Entre nossos clientes estão: Embraer, INMETRO, Marinha do Brasil, FAB, além de empresas de transporte aéreo
O LDSM dispõe de vários recursos para a realização de ensaios, calibrações e desenvolvimento tecnológico, incluindo:
- Instrumentação eletrônica de bancada;
- Bobinas geradoras de campo - Helmholtz;
- Impressoras 3D FDM;
- Máquinas de usinagem de pequeno porte.
O laboratório possui ainda um conjunto de blindagens magnéticas de alta performance, permitindo a realização de testes de sensores e instrumentos eletrônicos em condições baixa intensidade de campo magnético.
Instrumentos eletrônicos de calibração, Bobina de Helmholtz triaxial geradora de campo, e blindagem magnética compacta do LDSM.
Conjunto de salas magneticamente blindadas - operadas em compartilhamento entre o LDSM e o Laboratório de Paleomagnetismo e Mineralogia Magnética (LP2M).
O LDSM também fornece suporte em instrumentação eletrônica para projetos de pesquisa e ensino no Observatório Nacional e instituições parceiras. Diversos protótipos foram desenvolvidos com o apoio deste laboratório, incluindo sistemas de calibração de bússola e instrumentação geofísica em geral.
Protótipo de calibrador eletrônico de bússolas. Desenvolvido por aluno de iniciação científica no Observatório Nacional.
Sistema automático para operação de sonda geotérmica - equipamento em desenvolvimento por aluno de iniciação científica no Observatório Nacional.
Medidor de resistividade do solo (georresistivímetro). Equipamento em desenvolvimento por aluno de mestrado em geofísica do ON
--
Contatos:
André Wiermann (lattes)
Tecnologista do ON
Contato: andrew@on.br
Luiz Benyosef (lattes)
Pesquisador em Geofísica do ON
Contato: benyosef@on.br