J-PAS
O Javalambre Physics of the Accelerating Universe Astrophysical Survey, J-PAS, é um levantamento fotométrico do céu hispano-brasileiro sem precedentes de mais de 8000 graus que usa um conjunto de 57 filtros de banda curta, larga, intermediária e larga.
Coliderado no Brasil pelo Observatório Nacional (ON/MCTI) e pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), e na Espanha pelo Centro de Fisica do Cosmos de Aragon (CEFCA) e pelo Instituto de Astrofisica de Andalucia (IAA) este projeto vai realizar suas observações a partir da serra de Javalambre em Aragón, Espanha e mapear centenas de milhões de galáxias e estrelas, com o objetivo final de avançar na nossa compreensão do Universo, e em particular, da natureza da Energia Escura, estudando a estrutura em grande escala do Universo.
O J-PAS é um gerenciado por meio de uma colaboração científica internacional com mais de 250 pesquisadores de 18 países e é gerenciado por meio de uma colaboração científica internacional com mais de 250 pesquisadores de 18 países. J-PAS fornecerá um mapeamento tridimensional de grande porte e sem precedentes nessa década do Universo com o JST250, um telescópio de grande campo de visão (mais de 4 graus quadrados). O telescópio cobre uma área celeste equivalente aproximadamente a 20 luas cheias. A câmera panorâmica JPCam, que contém mais de 1,2 bilhão de pixels, é atualmente a segunda maior câmera astronômica do mundo, formada por um mosaico de 14 detectores CCDs de 9.200 por 9.200 pixels cada um, sendo efetivamente os maiores CCDs do mundo.
Javalambre Survey Telescope (JST250) of the Observatorio Astrofísico de Javalambre, and its scientific instrument JPCam. Image credit: Centro de Estudios de Física del Cosmos de Aragón (CEFCA).
O grande diferencial do J-PAS é o seu sistema fotométrico inédito e singular que conta com 56 filtros fotométricos exclusivos de baixa largura definidos especificamente para o projeto, que permite produzir foto-espectros de todos os objetos no campo de visão. Tudo isso torna o "conjunto" JPCam-JST250 uma máquina perfeitamente adequada para mapear o Universo e medir distâncias extragalácticas com a precisão necessária para fins cosmológicos.
JPCam
JPCam é uma câmera de campo amplo instalada no foco Cassegrain do JST250 e equipada com um mosaico de 14 por um CCD de alta eficiência de 9200 x 9200, 10μm pixel. Esses CCDs cobrem uma grande fração do campo de visão do telescópio com uma escala de pixels de 0,2267"/pixel. A JPCam foi projetado para realizar o J-PAS que observará através de um conjunto de 57 bandas largas e estreitas cuidadosamente otimizadas filtros.
Image of the JPCam camera installed on the Javalambre Survey Telescope (JST250) of the Observatorio Astrofísico de Javalambre (OAJ). Image credit: Centro de Estudios de Física del Cosmos de Aragón (CEFCA).
CDJPAS
O Centro de dados do J-PAS (CDJPAS) faz parte do Centro de Processamento de Dados do Observatório Nacional (CPDON). Este centro é alimentado por um sistema de gerenciamento de energia elétrica, que contempla a redundância da energia elétrica fornecida pela concessionária, além de um gerador de 160 KVA e um sistema modular de No-breaks de 120 KVA para o caso de interrupção de energia.
A refrigeração do ambiente é composta por um sistema de alta precisão de insuflamento de ar fornecido por dois equipamentos de 35TR da fabricante TOSI, isolados por um confinamento de ar para o corredor frio e corredor quente.
Toda cabeamento de dados do CPDON é no padrão CAT6A e fibras ópticas monomodo com conectores LC, interligando os servidores, storages, switches e as ativando a conexão das divisões e coordenações institucionais.
Financiado pela Finep e Observatório Nacional, o CDJPAS possui uma alta capacidade de processamento e armazenamento, ainda em expansão. Atualmente, os nós de processamento são formados por um sistema de clusterização de 1024 núcleos, 2.6TB de RAM e 450TB em discos e 900 TB em fitas LTO-7 (M8).
Mais informações: j-pas.org