A aventura modernista de Berta Singerman
10/05 a 10/08/2003
A política de exposições temporárias do Museu Lasar Segall tem entre seus objetivos apresentar, de maneira reflexiva, as diversas facetas do contexto cultural vivido por Lasar Segall. A mostra A aventura modernista de Berta Singerman: uma voz argentina no Brasil insere-se nesse panorama, pois apresenta a relação da declamadora argentina Berta Singerman com o ambiente moderno do Brasil de 1920 a 1950.
A pertinência da mostra no Museu Lasar Segall é ainda maior por explicitar o vínculo que se estabeleceu entre Lasar Segall e o casal Berta Singerman e Rubén Stoleck. Além disso, recupera a memória sobre a declamação, relegada ao esquecimento nos dias de hoje e cujo tema impulsionará futuras pesquisas sobre as artes do espetáculo, área de especialização da nossa Biblioteca Jenny Klabin Segall.
Berta e Rubén aproximaram-se de Segall em 1928. A partir daí, uma amistosa relação concretizou-se por meio de encontros e troca de correspondência. Interessantes registros fotográficos da declamadora em cena ou em poses teatrais foram colecionados pelo pintor e serviram como fonte para a elaboração de vários retratos, alguns dos quais foram utilizados em programas de recitais.
Mas não foi só Lasar Segall quem se encantou com a voz e os gestos dramáticos de Berta Singerman. Nas vindas ao Brasil, ela parece ter causado grande fascínio entre os artistas. Em seu repertório, incorporou a poesia de Carlos Drummond de Andrade, Jorge de Lima, Mário de Andrade, e muitos outros. Sua personalidade e fisionomia marcantes foram captadas por diversos artistas, entre os quais Flávio de Carvalho, Di Cavalcanti e Ismael Nery. Os dois últimos ainda desenvolveram singulares projetos de cenografia, que merecem um estudo mais aprofundado.
É com muito prazer que o Museu Lasar Segall põe em cena este rico conjunto – artes dramáticas, literatura e artes visuais – tão bem difundido por Berta Singerman.
A exposição conta com catálogo ilustrado e textos de Patrícia Artundo e Maria Thereza Vargas, disponível na recepção do Museu.
Apoio
IPHAN – MinC
Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall
Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Município de São Paulo