Notícias
Prêmio Pontos de Memória do Ibram
Está aberto o edital Prêmio Pontos de Memória Ibram - Edição Helena Quadros, para Coletivos e Entidades Culturais, que distribuirá 1,6 milhão de reais em 40 prêmios de 40 mil. As inscrições estarão abertas até dia 7 de agosto, para entidades e coletivos certificados até 20 de julho junto ao Ibram.
O Museu Forte Defensor Perpétuo se coloca à disposição da comunidade cultural paratiense para prestar esclarecimentos, fornecer cartas de apoio e suporte para os processos de inscrição e certifiação. Se você participa de um coletivo ou entidade que trabalha com aspectos relacionados a cultura e memória, escreva um e-mail para equipe.forte@museus.gov.br e converse conosco!
Clique aqui para mais informações sobre o edital.
Abaixo segue trecho do site do Ibram:
"Voltado a entidades e coletivos culturais que contribuem com a identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial de grupos, povos e comunidades representativos da diversidade cultural brasileira, o Prêmio tem como objetivo, reconhecer e premiar práticas em museologia social e processos museais comunitários realizados por entidades e coletivos culturais certificados pelo Ibram como Pontos de Memória.
Para a ministra Margareth Menezes, o prêmio reforça a importância de destacar experiências que contribuam para a garantir o direito à memória. “Precisamos cada vez mais reverenciar o trabalho de quem se esforça para registrar o fazer e o viver de povos, comunidades, grupos e movimentos, como um registro do passado, uma reverência ao presente e um legado para o futuro”, diz."