Notícias
18ª Primavera dos Museus: Forte oferece aula aberta sobre presença guarani no RJ
A presença da cultura guarani no Rio de Janeiro será o tema de aula aberta que o Museu Forte Defensor Perpétuo oferecerá ao público na tarde da próxima quarta-feira (25), a partir das 15h30.
Parte do Curso Livre em Educação Socioambiental (LivrES), a aula aberta "Natureza e Cultura e Presença Guarani no Estado do Rio de Janeiro" terá como convidado o professor Vicente Cretton Pereira, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais.
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Ciências Sociais pela mesma instituição e doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Vicente Cretton Pereira tem como foco de pesquisa as relações de alteridade entre os Guarani Mbya, etnia indígena presente no estado do Rio de Janeiro, tendo investigado a relação entre seu modo de ser e elementos urbanos.
A atividade, que é gratuita, integra também a programação da 18ª Primavera dos Museus, ação promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontecerá de 23 a 29 de setembro em instituições de todo o Brasil com o tema "Museus, acessibilidade e inclusão". Confira a programação completa.